08/06/2020 às 19:24, atualizado em 08/06/2020 às 19:48

Vacinação contra gripe: cerca de 810 mil doses foram aplicadas no DF

O número corresponde a 86,2% de cobertura vacinal. A campanha vai até 30 de junho

Por Agência Brasília* | Edição: Isabel De Agostini

A campanha de vacinação contra o vírus influenza continua até 30 de junho. Até lá, quem ainda não se vacinou e for público alvo, deve procurar a sala de vacina mais próxima para ser imunizado. São 128, no total. Até o momento, foram aplicadas 809.837 doses que representam uma cobertura vacinal de 86,2%.

A vacina previne três tipos do vírus Influenza: A (H1N1), a (H3N2) e B. Alguns grupos ultrapassaram a meta de indivíduos vacinados de acordo com o planejamento para a campanha, que é de 90%. Esses grupos foram: idosos (146,8%), trabalhadores da saúde (120,9%), profissionais das forças de segurança e salvamento (115,2), portadores de comorbidades (94,9%).

A enfermeira da área técnica de imunização, Fernanda Ledes, alerta que a cobertura para alguns grupos ainda está abaixo do desejado, como pessoas com deficiência (1,9%), adultos de 55 a 59 anos (27,2%), caminhoneiros e motoristas do transporte público (27,6%), e as crianças de dois a cinco anos (39,8%).

“A Influenza é uma doença que pode levar a quadros mais complicados e hospitalizações nesses grupos. As salas de vacinas estão em funcionamento e buscando usar medidas para se adequar ao momento da pandemia que vivemos”, afirma Fernanda reforçando a convocação para que esses grupos se vacinem.

Contraindicações

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses prévias da vacina. Contudo, na maioria dos casos, as vacinas contra influenza têm um perfil de segurança excelente e são bem toleradas.

Pacientes que tenham alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados podem receber a vacina, contanto que ela seja administrada em ambiente hospitalar.

Para pessoas acamadas e acima dos 60 anos, é possível fazer um agendamento para que a imunização seja feita em domicílio. O agendamento pode ser feito pelo 160 ou na unidade básica de saúde (UBS) de referência do domicílio do acamado.

*Com informações Secretaria de Saúde