09/06/2020 às 13:38, atualizado em 09/06/2020 às 13:39

Combate à dengue em Samambaia

Parceria entre GDF e militares vistoriou mais de 320 residências. Até maio foram registrados 2.257 casos na cidade

Por Agência Brasília* | Edição: Isabel De Agostini

Além da Covid-19, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem trabalhado para combater diariamente outra doença que é conhecida pela população: a dengue. E, em Samambaia, essa tem sido uma realidade, já que a cidade apresentou entre dezembro do ano passado e maio deste ano, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde, 2.257 casos.

Força-Tarefa

Por isso, nesta terça-feira (09), o Núcleo de Vigilância Ambiental de Samambaia, juntamente com 25 militares do Comando do Exército fizeram a inspeção de 324 residências na QR 120.

Essa ação foi firmada para orientar os moradores de como tomar os devidos cuidados com os locais que podem servir de foco para o mosquito Aedes aegypti. É o que conta Gisele Melo, chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental de Samambaia. “Os nossos agentes, mais os militares, adentraram nos quintais das casas para realizar a vistoria no combate à dengue. Essa parceria foi pactuada para amenizar os efeitos que o mosquito pode causar na vida das pessoas”.

Assim, todos podem contribuir com essa causa, é o que pede o administrador da região, Gustavo Aires. “Todas as equipes de saúde têm trabalhado dia a dia para termos menos casos de dengue, seguindo todas as solicitações do governador Ibaneis Rocha. Mas pedimos sempre a ajuda da população para limpar constantemente os seus quintais e não deixar aglomerar objetos que podem acumular água parada”, conta Aires.

Outras ações

Nesta semana, o Núcleo de Vigilância Ambiental já programou outras atividades. Na quarta-feira (10), com a participação do Corpo de Bombeiros, será a vez dos moradores das quadras 400, que vão receber a supervisão e orientação contra à dengue.

*Com informações Ascom Samambaia