10/06/2020 às 20:15, atualizado em 12/06/2020 às 15:13

Kits de cama para aquecer 130 idosos de instituições sociais

Doações foram para unidades de acolhimento social em Brasília, Sobradinho e Taguatinga

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Em mais uma ação do Comitê de Emergência Covid-19, criado pelo Governo do Distrito Federal com a participação de vários órgãos, foram entregues, nesta quarta-feira (10), 130 kits de cama para idosos que vivem em unidades de acolhimento social no DF. As instituições beneficiadas foram a Casa do Ceará, em Brasília; Casa do Candango – Lar São José, em Sobradinho; Associação São Vicente de Paulo de Belo Horizonte – “Lar dos Velhinhos”, em Taguatinga Sul, e Unidade de Acolhimento para Idosos (Unai), em Taguatinga Norte.

Os kits são formados por fronha, lençol e cobertor. “Esses jogos de cama vão nos ajudar muito, principalmente nesse momento em que o frio aumentou”, disse o coordenador da Casa do Candango – Lar São José, Rodrigo dos Santos Lima. “Ficamos imensamente gratos por esse gesto do GDF de boa vontade, atenção e cuidados com os nossos idosos”, afirmou o presidente da Casa do Ceará, Lacerda Júnior.

A distribuição dos kits foi feita pela equipe da Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância, coordenadora do Grupo de Trabalho Social do Comitê. Segundo a coordenadora do GT-Social e subchefe de Políticas Sociais e Primeira Infância, Anucha Soares, essa ação foi para atender um dos públicos mais vulneráveis em decorrência da pandemia do novo coronavírus. “Devido às medidas de contenção do coronavírus, os idosos deixaram de receber visitas agravando ainda mais a situação de isolamento. Por isso, essas doações representam um carinho, atenção e respeito a todos esses idosos”, destacou a coordenadora do GT-Social.

Junho Violeta

 No dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência Contra à Pessoa Idosa. Por essa razão, o mês de Junho é tido como “Junho Violeta”  com o objetivo de repudiar todo ato de violência em desfavor das pessoas idosas e, ainda,  sensibilizar a sociedade que deve  fazer denúncias. Para a Primeira-Dama do Distrito Federal é dever de todos olhar para as pessoas em situação de vulnerabilidade. “Ações de solidariedade como a Campanha do Agasalho, bem como as ações do Comitê de Emergência COVID-19, tem por objetivo atenuar o sofrimento das pessoas que mais necessitam da nossa ajuda.”, concluiu Mayara Noronha Rocha, Primeira-Dama do Distrito Federal.

Comitê de Emergência Covid-19

 Instituído pelo Governo do Distrito Federal por meio do Decreto nº 40.559, de 24 de maço de 2020, o Comitê de Emergência Covid-19, tem por objetivo  arrecadar doações para o enfrentamento dos impactos provocados pelo coronavírus.

O Comitê é formado por diversas pastas do Governo do Distrito Federal, bem como representantes da Controladoria-Geral do Distrito Federal, Banco de Brasília, Fecomércio/DF, Fibra/DF, Fape/DF, CDL-DF, ACDF, Asbraco, Sebrae e CPPGG (Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo do Distrito Federal).

  • Com informações da Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância