10/06/2020 às 21:07

O Rolê Cultural vai ao Espaço Cultural Renato Russo

O Rolê realiza um tour no principal espaço de cultura do Distrito Federal, referência para os jovens da capital

Por Agência Brasília* | Edição: Isabel De Agostini

Nesta quarta-feira (03), o nosso Rolê Cultural desembarca em uma das avenidas mais populares de Brasília, a W3 Sul, onde está situado o Espaço Cultural Renato Russo. Referência em oficinas de diversas artes, o espaço é considerado um dos mais importantes centros de formação da identidade artística do Distrito Federal.

O passeio desta semana vai mostrar de perto todos os ambientes que compõem o equipamento cultural gerenciado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), contando todas as suas curiosidades, desde a homenagem ao líder da banda Legião Urbana, até os espaços que consolidaram o local como parte essencial na formação artística e cultural da juventude do Distrito Federal.

Espaço Cultural Renato Russo

Localizado em uma das quadras que – junto com as 107/108, 507 e 707/708 Sul – formam o quadrilátero da primeira Unidade de Vizinhança, prevista no Plano Piloto do arquiteto e urbanista Lúcio Costa, a história do espaço começou em 1974, quando havia apenas galpões que abrigavam a sede da extinta Fundação Cultural do Distrito Federal.

Nosso passeio também vai explicar a relação com seu nome, que em janeiro de 1999 passou de Espaço Cultural 508 Sul para Espaço Cultural Renato Russo, fazendo menção a uma das maiores personalidades do nicho artístico e cultural da juventude do Distrito Federal.

Além dos diversos ambientes que estrelam espetáculos, oficinas, saraus, workshops, exposições artísticas e muito mais, outro detalhe que o público poderá conferir é a diversidade do acervo bibliográfico em sua Biblioteca de Artes Ethel Dornas, a Musiteca e o epicentro do universo de literatura infantil da cidade, a Gibiteca, com um acervo de 20 mil exemplares do gênero.

Nosso Rolê vai percorrer ambientes consagrados como os espaços mais legais da cidade: o Teatro Galpão, o Teatro de Bolso, o Galpão das Artes, o Cineteatro, a Sala Marco Antônio Guimarães, o Mezanino e a Praça Central. Além disso, vamos mostrar as paredes grafitadas da área externa, que garantem todo o charme e alegria para o espaço, além das galerias Parangolé e Rubem Valentim e o ateliê de pintura.

Venha conosco neste Rolê, apreciar e prestigiar um dos grandes expoentes do entretenimento e dos palcos do Distrito Cultural!

O que é o Rolê Cultural?

A série de vídeos que percorre os equipamentos, mostrando detalhes e curiosidades sobre cada um deles, é parte do programa “Conecta Cultura”, que oferece produções culturais on-line durante o período de isolamento social.
A ideia do Rolê Cultural é que os vídeos funcionem como espécie de visita guiada virtual, mostrando de maneira objetiva os museus. O trabalho em formato virtual é parte do esforço da Secec em trazer soluções criativas durante o período de isolamento social necessário para conter o avanço da pandemia da Covid-19. O projeto é fruto de iniciativa coletiva de servidores da Secec, gerentes dos equipamentos e tem apoio da Rádio Cultura.

 

* Com informações Secretaria de Cultura