11/06/2020 às 18:12, atualizado em 12/06/2020 às 12:24

Artesanato com DNA de Brasília como presente para o Dia dos Namorados

Setur-DF promove o trabalho manual em lojas de shoppings e através de aplicativo para compras virtuais

Por Agência Brasília * | Edição: Mônica Pedroso

A produção artesanal está presente em todo o território nacional e é reconhecida como uma expressão importante da identidade local e da diversidade cultural brasileira. No Dia dos Namorados, comemorado nesta sexta-feira (12), presentear com produtos de artesãos, que se destacam pela criatividade e diversidade, é uma boa pedida para celebrar a data com autenticidade.

As artes manuais sempre foram uma pauta prioritária para a Secretaria de Turismo (Setur). Desde o início da gestão, em 2019, os artesãos ganharam espaço em todos os eventos criados ou apoiados pela Setur. No Distrito Federal, os artesãos têm um lugar garantido para expor o seu trabalho: a loja Artesanato de Brasília, localizada no Pátio Brasil (Asa Sul) e  no Alameda Shopping (Taguatinga).

Os espaços fomentam a economia criativa e dão visibilidade ao trabalho de artesãos da cidade. Brasilienses e visitantes podem encontrar de acessórios a itens de decoração, entre outros objetos. São expostos colchas em patchwork, almofadas, biquínis confeccionados em tricô, joias, objetos de decoração, roupas e brinquedos para crianças, entre outros produtos.

As lojas retomaram as atividades com a reabertura dos shoppings e seguem todos os protocolos de segurança, porque cuidar da saúde de colaboradores e clientes é fator primordial neste momento. Os espaços funcionam com horário reduzido e foram montadas duas escalas de trabalho para os artesãos, que precisam fazer o teste para o coronavírus a cada quinze dias, oferecido gratuitamente pelo GDF em parceria com a Fecomércio-DF.

“A Setur sempre teve como meta apoiar e dar visibilidade para o belíssimo artesanato da nossa cidade, e essa data comemorativa é uma oportunidade para a população prestigiar o trabalho dos artesãos do DF e se encantar ainda mais pelos trabalhos manuais. Vamos continuar prestando o apoio necessário para que continuem sendo parte importante da cadeia turística do DF”, destacou a secretária do Turismo, Vanessa Mendonça.

Para quem não quiser sair de casa, não tem problema. Em abril, a Setur lançou o programa Artesanato Virtual de Brasília para incentivar as vendas e que a população compre e apoie os pequenos produtores da cidade. Hoje, a loja já conta com 300 cadastros e uma infinidade de produtos expostos.

A Square City é uma plataforma colaborativa para conectar o turista com a cidade e proporcionar novas experiências de venda para todo o comércio local. A loja virtual é acessada pelo link próprio, divulgado de forma colaborativa, por cada marca e também de forma direta à todo o aplicativo www.squarecity.app.

Onde encontrar

Lojas do Artesanato de Brasília

Pátio Brasil (Setor Comercial Sul Q. 6 BL A – Asa Sul)

Alameda Shopping (St. B Sul CSB 2 – Taguatinga)

Artesanato Virtual de Brasília

www.squarecity.app

 

 

 

 

 

* Com informações da Setur