12/06/2020 às 18:36, atualizado em 12/06/2020 às 19:01

Placas indicam paradas de ônibus na W4 e W5 Sul para domingos e feriados

Locais de embarque e desembarque estão sendo sinalizados para atender demanda dos usuários

Por Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso


Com a interdição do trânsito de veículos na via W3 Sul, aos domingos e feriados, para que a população do Distrito Federal tenha mais um espaço para a prática de esporte e lazer, os ônibus das linhas que passam por esta avenida irão circular pelas vias W4 (sentido Sul-Norte) e W5 (sentido Norte-Sul). Os locais de embarque e desembarque receberam placas de sinalização nesta sexta-feira (12).

A via W3 será aberta ao público no período entre 6h e 17h, todos os domingos e feriados. Nesses horários, os usuários do transporte público coletivo deverão embarcar e desembarcar nos ônibus que passarão na W4 e W5, no trecho entre as quadras 703 e 715 Sul. Os locais de parada dos ônibus são espelhados com a W3, o que significa dizer que os usuários que costumam acessar os ônibus no sentido Sul-Norte, nas quadras 500, deverão embarcar na mesma altura na via W4, enquanto os que embarcam no sentido Norte-Sul, nas quadras 700, devem tomar o ônibus na mesma altura na via W5.

A sinalização das paradas de ônibus foi instalada por meio de parceria da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) com o Departamento de Estradas de Rodagem e o Detran-DF. A Semob elaborou o projeto, o DER fabricou as placas e o Detran instalou nas vias, conforme os critérios técnicos de sinalização.

“Este é mais um trabalho que mostra a importância e a existência da integração entre os órgãos do GDF para que tudo funcione de maneira a atender bem ao cidadão e a cidade”, disse o diretor do DER, Fauzi Nacfur Júnior. Zélio Maia, diretor-geral do Detran-DF seguiu a mesma linha de raciocínio. “O Departamento de Engenharia do Detran se encarregou de instalar as placas, o que mostra que a integração entre os órgãos do Distrito Federal, viabiliza que ações rápidas como essa, possam beneficiar a população e proporcionar maior segurança no trânsito”, explicou.

Itinerário dos ônibus
A Semob já informou às operadoras do transporte público do DF sobre o itinerário obrigatório dos ônibus e os locais de parada para embarque e desembarque.

• Sentido Sul-Norte – Via W3 Sul até a Quadra 515, fazer o contorno no Teatro dos Bancários (Qd. 514), cruzar a W3 Sul em direção à W 4 Sul. Prosseguir pela W4 Sul até a 702/703 Sul, cruzar a W3 Sul fazendo o contorno do Fashion Mall e acessar a W3 Sul.

• Sentido Norte-Sul – Via W3 Sul até a 702/703 Sul (em frente à Igreja Dom Bosco), seguir em direção à W5 Sul. Prosseguir pela W 5 Sul até a 714/715 Sul onde deverá retornar para acessar a W3 Sul.

 

* Com Informações da Semob, Detran e DER