12/06/2020 às 16:33

UBS 2 de Brazlândia estimula servidores com atividade física

Projeto “Cuidando de Quem Cuida” contribui para superar o estresse diário dos profissionais

Por Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

Com a pandemia do novo coronavírus, os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19 mudaram a rotina para cuidar daqueles que mais precisam de assistência. Em meio a uma doença nova e ainda sem tratamento, a rotina de trabalho mudou e, consequentemente, o estresse aumentou. Para estimular os cuidados com a saúde mental e o bem estar dos servidores, a gerência da Unidade Básica de Saúde 2 de Brazlândia criou o projeto “Cuidando de quem cuida” levando atividades físicas após o expediente e aliviando o estresse do dia a dia.

As aulas ocorrem duas vezes por semana, nas terças e quintas-feiras. São 50 minutos de atividades para os profissionais. A iniciativa partiu dos gestores da unidade. O objetivo do projeto é evitar afastamentos na equipe. Atualmente, a unidade tem apenas um servidor afastado.

Para a gerente da UBS 2, a enfermeira Ana Cláudia Moreira, o maior bem da unidade são os servidores. Com a ajuda da personal trainer e educadora física Gislene Rodrigues, foi elaborado um plano de atividades físicas. São exercícios que ajudam a diminuir o estresse e ainda proporcionam um momento de interação e descontração entre os servidores e colaboradores.

“Há um ano iniciei o trabalho na UBS 2 e vejo o quanto as práticas ajudaram na questão do tratamento interpessoal. Sempre priorizei o diálogo e a comunicação. E com isso, já conquistamos muitas coisas, principalmente, uma melhora significativa de relacionamento entre os colegas, bem como o olhar mais empático de líderes comunitários e comunidade que utilizam os nossos serviços. Esta é mais uma ação para ajudar os nossos servidores nesse momento difícil que estamos vivendo”, declarou.

Além dessa iniciativa, a equipe trouxe a visita do padre da região e tenta, ainda, a parceria com psicólogos para ajudar os servidores.

Hoje, os profissionais possuem um WhatsApp próprio para manter a comunidade informada sobre fluxos de atendimento, situação da farmácia e equipes de atendimento, por exemplo. Há ainda uma parceria com a Administração Regional de Brazlândia para a busca ativa de pacientes, principalmente, nesse período em que está aberta, até o dia 30 de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

  • Com informações da Secretaria de Saúde