15/06/2020 às 13:23, atualizado em 15/06/2020 às 15:02

Campo de futebol é nivelado em Taguatinga Sul 

Perto do terreno também foi construída uma rotatória para diminuir acidentes entre veículos

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Há dez anos os moradores reivindicam obras no campo. Trabalhos são executados por meio da Novacap e da administração |  Foto: Divulgação

Um campo de futebol de 20m X 10m ao lado do Setor de Oficinas, em Taguatinga Sul, está sendo nivelado. A ação contempla um pedido de dez anos de moradores da região que praticam esportes no local. Segundo os usuários, a irregularidade do espaço público dificultava a prática de atividades de cerca de mil pessoas que utilizam o terreno todos os dias.

“Na hora do almoço, muitos funcionários jogavam futebol lá, e aos fins de semana era cheio”, lembra César Pereira, 63 anos, líder comunitário em Taguatinga Sul e dono de uma oficina ao lado do campo. “Algumas pessoas utilizavam o local para jogar lixo. Acredito que agora terão mais consciência.”

O administrador de Taguatinga, Geraldo César de Araújo, informa que, além dos servidores do órgão, a obra conta com a parceria da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e está em fase de terraplanagem. “Na próxima semana, faremos o nivelamento e finalizaremos os trabalhos”, garante.

Segurança 

Em frente ao campo, a administração regional construiu uma rotatória, devido ao número elevado de acidentes entre veículos – outra reivindicação antiga dos moradores. “Às vezes, havia duas batidas por dia, era muito constante”, conta César Pereira. “Desde que o balão foi construído, não aconteceu mais”.

Geraldo Araújo ressalta a importância de pequenas obras para melhorar o dia a dia dos moradores. “Geralmente, são reparos que eles pediam há anos e que conseguimos fazer com recursos e mão de obra da própria administração”, conta. “A comunidade reconhece e comenta o tanto que esse tipo de ação muda o cotidiano”.

Calçadas 

Segunda solicitação mais frequente dos moradores encaminhada à Ouvidoria do DF – a primeira é o reparo de asfalto – , as reformas em calçadas em Taguatinga chegam a quase 5 km. O investimento, de R$ 820 mil, foi feito por meio da Novacap e da Secretaria de Obras e Infraestrutura, entre 2019 e junho deste ano.

A mais recente reforma acontece agora na QNL. Iniciadas esta semana, as obras seguem em ritmo acelerado e compreendem 2,7 mil metros de pisos cimentados que vão do Detran à Avenida Hélio Prates, próximo ao Shopping JK.

Também são beneficiados com esse projeto os passeios das avenidas Samdu Norte e Elmo Serejo, a calçada que vai da frente do Detran de Taguatinga até a Delegacia da Criança e do Adolescente II, o piso da Super Adega ao Parque Saburo Onoyama e a passarela do campo de futebol do Setor C Norte.