16/06/2020 às 15:39, atualizado em 16/06/2020 às 15:43

GDF Presente recupera 7 quilômetros de estrada rural em Planaltina

Rota é usada para transporte escolar e escoamento de produção agrícola do Núcleo Rural Vale Verde

Por Rosi Araújo, da Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Patrolamento da via e das 16 ruas transversais deve ser concluído até 23 de junho | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal mantém o GDF Presente a pleno vapor. A partir desta terça-feira (16), equipes do programa estarão por uma semana no Núcleo Rural Vale Verde, em Planaltina, para benfeitorias diversas. Os trabalhos incluem limpeza e nivelamento de 7 quilômetros da estrada rural para viabilizar, com qualidade, o trânsito no local. Planaltina é a mais extensa região administrativa do DF e a que tem a maior área rural.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Em razão disso, os serviços fora da zona urbana são constantes. No Vale Verde, as melhorias neste trecho de estrada são ainda mais relevantes porque se trata de um caminho para as unidades de ensino rurais Escola Classe Vale Verde e Morumbi. Além disso, a via dá acesso às 160 propriedades com produção de hortaliças, frutas e animais.

O criador de animais Francisco Gildenir, 43 anos, relatou que a chuva deste ano danificou bastante a via, e que as obras vêm em boa hora. “Ruim estava, agora vai melhorar 100%. Só de passar as máquinas vira outra estrada”, comemorou o trabalhador rural.

O coordenador do Polo Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves, explicou que a escolha das áreas rurais tem a ver com as distâncias do núcleo urbano e a dificuldade operacional da administração em atender os moradores.

Obra dá mais segurança para alunos e produtores rurais | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

“E é aí que nós, do GDF Presente, atuamos para dar mais empoderamento na realização de serviços ao administrador”, dwclarou Alves, acrescentando que a via não está em piores condições porque passou por reparos em 2019.

“Fazer o Estado presente na área rural é levar mais qualidade aos alunos que precisam usufruir do ensino das escolas da região, aos moradores e, também, àqueles que buscam o lazer e o descanso”, afirmou o administrador de Planaltina, Antônio Célio Pimentel.

A conclusão do patrolamento dos 7 quilômetros da via e das 16 ruas transversais está prevista para o próximo dia 23.