17/06/2020 às 18:18, atualizado em 17/06/2020 às 18:19

Novacap investe em aplicativo para agilizar serviços

O recurso vai melhorar o controle, a transparência e dar maior agilidade andamento dos serviços

Por Agência Brasília* | Edição: Isabel De Agostini

Sempre buscando maior agilidade e transparência aos serviços de infraestrutura urbana do Distrito Federal, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) vai  iniciar, nesta semana, o período de testes práticos para manutenção e gerenciamento de serviços por meio de um aplicativo. O lançamento da tecnologia, que trará mais transparência as obras de infraestrutura urbana, ocorreu nesta  terça-feira (17).

O aplicativo vai monitorar e agilizar a execução dos serviços. Fotos: Divulgação

Na primeira fase, apenas funcionários da Novacap irão utilizar o aplicativo, após esse período, funcionários das empresas terceirizadas contratadas pela companhia para ações de pavimentação e tapa-buracos,  também irão fazer uso do sistema.

O aplicativo, idealizado pelo Departamento de Infraestrutura Urbana (Deinfra) e que já é utilizado pelo Departamento de Parques e Jardins da Novacap vai melhorar significantemente o controle e transparência do processo de manutenção de vias, dando mais agilidade aos serviços executados pela companhia.

Entenda como funciona o aplicativo

As solicitações de serviços que chegam para a Novacap, após passarem pela triagem dos técnicos, serão enviadas em tempo real para as equipes de campo através do aplicativo. Dessa forma, os trabalhadores irão saber o local e qual tipo de serviço será realizado como, por exemplo, remendos no pavimento, recuperação de calçadas e meios-fios e dispositivos de drenagem pluvial.

Em campo, os encarregados irão receber as informações e colocá-las na programação de serviços a serem realizados. Após finalizadas, cada etapa executada é registrada por fotos georreferenciadas e enviadas em tempo real para a Novacap.

Após a contagem e aprovação dos serviços realizados, será possível fazer análises estatísticas, criar visualizações através de painéis e gerar os mais diversos tipos de relatórios, que proverão ainda mais transparência aos serviços realizados por empresas terceirizadas e equipes da Novacap.

É uma ferramenta para gestão dos trabalhos da Novacap. O sistema vai dar mais agilidade na visualização do que é preciso ser feito nas cidades e garantir que a companhia tenha um retorno imediato do trabalho realizado”, completa Sergio Lemos, diretor de urbanização da Novacap. 

 

* Com informações Novacap