17/06/2020 às 14:11, atualizado em 17/06/2020 às 14:55

Sobradinho II tem obras por todo canto

Construção de mais de mil metros de calçadas e instalação de quebra-molas são alguns dos serviços realizados na cidade

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Serviços de cercamento de prédios públicos também fazem parte da ação | Foto: Divulgação / Administração de Sobradinho II

A Administração Regional de Sobradinho II está empreendendo diversas ações pela cidade. Neste mês, será finalizada a construção de aproximadamente 1.091 metros de calçadas em avenidas da região. Os passeios darão acesso à DF-420, a uma feira itinerante e ao terminal rodoviário.

Os trabalhos estão sendo feitos em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), ao custo de R$ 72,2 mil. “Essas obras trazem segurança pública, bem-estar social, maior acessibilidade e comodidade aos moradores da nossa região”, avalia o administrador de Sobradinho, Osmar Felício.

“Agora costumo dizer que Sobradinho II está bonito de se ver”, comemora a prefeita do bairro Buritizinho II, Simone Magalhães, 45 anos. “Por onde a gente passa tem obra. Estamos muito satisfeitos com as ações realizadas na cidade”.

Mais segurança

Com foco em eficiência e economia, luminárias do Setor de Mansões estão em fase de troca. O valor do investimento é de R$ 1,2 milhões, recursos oriundos de emenda parlamentar. A lâmpadas de LED têm 60 mil horas de vida útil e perdem apenas 30% de luz quando atingem esse tempo. Já as de vapor de sódio queimam quando chegam a 32 mil horas de uso.

Há 36 anos morando em Sobradinho II, o técnico em eletrônica Valdinar dos Santos, 53 anos, elogia as ações do GDF na cidade. “Agora está mais seguro para andar pelas calçadas, e a instalação das novas luminárias foi feita em locais importantes, onde há equipamentos públicos”, ressalta. “Espero que as melhorias continuem”.

Estacionamento e cerca

Um estacionamento de 310 metros também está em construção na Área Residencial 12. Segundo o projeto inicial da administração, serão 22 vagas de tamanho padrão, além de duas para pessoas com necessidades especiais. “É uma área comercial, com um templo religioso e equipamento público”, explica Osmar Felício.

Outra obra em andamento é a construção de um cercamento em volta da Clínica da Família. O serviço, prometido pelo governador Ibaneis Rocha, atende uma demanda antiga dos servidores e da comunidade. “O objetivo é trazer mais segurança para a população local”, destaca o administrador.

Para solicitar melhorias na cidade, os moradores podem registrar a demanda presencialmente na administração regional ou por meio da Ouvidoria-Geral do DF, o Ouvi-DF. Basta fazer o cadastro e acompanhar pelo site, com a senha de acesso ao sistema recebida no ato do registro da manifestação e o número do protocolo. Também é possível se manifestar pelo número 162, gratuitamente.

Quebra-molas

Para evitar acidentes, a Administração Regional de Sobradinho II, juntamente com o Departamento de Trânsito (Detran-DF), está instalando quebra-molas no bairro Buritizinho. Este ano, 17 lombadas foram colocadas pelas ruas da região. Mais quatro ondulações transversais devem ser implantadas este mês.