19/06/2020 às 09:49

DF conta agora com 98 UBSs com testagem para Covid-19

São oferecidos testes rápidos e swab para pacientes sintomáticos. Atendimento ocorre nas 172 unidades

Por Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

A Secretaria de Saúde tem intensificado a testagem em pessoas sintomáticas para detectar a Covid-19 na Atenção Primária, porta de entrada para atendimento na rede pública. Por isso, ampliou o serviço que conta agora com 98 unidades básicas de saúde (UBSs) que realizam os testes rápidos e o swab, de acordo com cada perfil de paciente.

“Os testes a mais nas UBSs significam um reforço para a população não ir a um hospital e aglomerar com pacientes em estado grave. A ideia é descentralizar os pontos de atendimento. Quanto mais unidades estiverem com testes, mais as pessoas serão atendidas perto de suas casas. Sempre reforçando que são para pessoas com sintomas gripais”, informou o coordenador de Atenção Primária à Saúde (Coaps), Fernando Erick Damasceno.

As 98 UBSs estão distribuídas nas sete Regiões de Saúde do Distrito Federal. Os exames de pacientes que apresentarem sintomas são coletados nas próprias unidades. Além disso, é realizada a estratégia fast-track ou duplo fluxo, em que os pacientes com quadros respiratórios entram em fluxos separados na unidade.

De acordo com o coordenador da Coaps, o mais importante é fazer os testes com critério, somente após a recomendação de um profissional de saúde. A depender da avaliação da equipe, o paciente precisará ou não de exames complementares e internação. Assim, a unidade básica de saúde encaminhará para os hospitais de referência.

“Mas dependendo da situação, as vezes os pacientes não precisarão fazer nenhum dos testes. Não é necessário um para indicar o isolamento social, por exemplo. O mais importante é o exame clínico. Se o médico verificar que a pessoa tem sintomas, vai fazer o teste, ou recomendar a pessoa para ficar em isolamento em casa”, ressaltou Fernando Erick.

O gestor ressalta que 80% dos casos de coronavírus serão leves ou assintomáticos. “Ou seja, as pessoas não precisarão de internação, mas de cuidados gerais com a saúde, como ficar em casa, tomar remédios para febre e dores, manter o corpo hidratado, higienizar as mãos, usar máscara e ficar vigilante em relação à evolução do estado geral de saúde”, destacou.

A rede pública de saúde do Distrito Federal conta com 172 unidades básicas de saúde, em todas as regiões administrativas, que oferecem acolhimento e atendimento para os casos suspeitos de Covid-19. Se alguma delas não for uma das 98 que tenha testes, a equipe de saúde da unidade vai direcionar o paciente sintomático a UBS mais próxima da sua residência que faz o procedimento.

Assintomáticos

Caso seja um paciente assintomático, mas que esteja em contato com pessoas que tenham os sintomas, o indicado será ficar em isolamento social. Além disso, quando algum membro da família testa positivo para a Covid-19 todos do grupo familiar são orientados a ficarem em isolamento, recebendo atestado de 14 dias para observação dos sintomas.

Se houver piora, é necessário procurar novamente o serviço de saúde, caso contrário, respeitar o isolamento em casa e, somente depois desse período, voltar às atividades. “Lembrando que a partir do terceiro dia com sintomas, até o sétimo, já é indicado fazer o teste do swab. A partir do oitavo dia, pode ser o teste rápido, porque os anticorpos são mais detectáveis”, explicou Fernando Erick.

Testagem
Além dos testes rápidos, as unidades básicas de saúde oferecem testes RT-PCR para a Covid-19. Esse tipo de teste é realizado a partir da amostra colhida com o swab por nasofaringe, que são materiais genéticos obtidos da mucosa do fundo do nariz ou da garganta com uma haste flexível (cotonete).

O processamento dos materiais coletados é feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF). O teste é feito com indicação do médico ou enfermeiro da UBS, em pacientes sintomáticos, a partir da avaliação de um profissional de saúde.

As UBSs estão abastecidas com os kits para testes que identificam o novo coronavírus. Ainda assim, com o objetivo de ampliar ainda mais o estoque, a Secretaria de Saúde abriu pregão eletrônico para a aquisição de 1 milhão de testes rápidos IgG e IgM para detecção da Covid-19.

*Com informações da Secretaria de Saúde