19/06/2020 às 13:19, atualizado em 19/06/2020 às 13:55

Leandro Cruz é o novo secretário de Educação do DF

Ex-secretário de Esporte e Lazer terá a missão de conduzir a retomada do ensino público em meio à pandemia provocada pelo coronavírus

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília I * Edição: Carolina Jardon

Foto: Arquivo Joel Rodrigues / Agência Brasília

Ex-ministro do Esporte e ex-secretário de Esporte e Lazer do DF, Leandro Cruz Fróes da Silva é o novo secretário de Educação do DF. Ele assume no lugar da professora e advogada Carolina Louzada Petrarca, nomeada para a pasta na quinta-feira (18), que declinou o convite.

A nomeação de Leandro Cruz foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (19). O novo titular da pasta assume a secretaria no período de retorno das atividades não presenciais das escolas públicas do Distrito Federal. Em julho, a pasta vai ampliar as teleaulas e os professores vão acompanhar os estudantes com o suporte de um programa de aulas adaptado para 2020.

Nascido no Rio de Janeiro (RJ), Cruz, de 50 anos, é bacharel em direito e tem experiência na área de direito público. Antes de ocupar o cargo de secretário de Esporte e Lazer do DF, foi Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte por dois anos na gestão de Michel Temer. A experiência de Cruz no setor público vai além. Ele foi o titular ba Secretaria de Trânsito, Transportes e Serviços Públicos e Secretaria da Defesa Civil de Nova Iguaçu (RJ).

Também atuou na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro, nas secretarias de Ciência e Tecnologia e de Segurança Pública do Rio de Janeiro e presidiu a Empresa Municipal de Limpeza Urbana – Emlurb, também do Rio de Janeiro.