19/06/2020 às 17:26

Profissionais de saúde têm atendimento psicológico

Iniciativa serve para diminuir as tensões do dia a dia, causadas pelas maior pandemia das últimas décadas

Por Agência Brasília * | Edição: Renato Ferraz

A pandemia  da Covid-19  provocou mudanças nos hábitos diários, pelo fato de ser uma doença recente, com alto grau de contágio e ainda sem uma vacina ou tratamento seguro. Isso tem trazido desconforto psicológico na população de modo geral. 

Foto: Agência Saúde/DF

Para os profissionais de saúde, esta situação é agravada por conviverem de perto com pacientes com a Covid-19. Mesmo os profissionais que não lidam diretamente com pessoas que têm o vírus são afetados por estarem no ambiente hospitalar, onde normas e procedimentos ganharam novo contorno.

Foi pensando na saúde mental dos colaboradores que o Instituto de Saúde  do Distrito Federal (Iges-DF) implantou atendimento psicológico nas suas unidades. O diretor-presidente, Sergio Costa, considera essa decisão fundamental para proteger os profissionais.

 “Estamos atendendo a todos sem distinção, pois, compreendemos que o momento que estamos atravessando gera muita tensão e ansiedade”, afirmou Costa. Ele acrescenta que é uma forma de reconhecer o desprendimento de quem está no dia a dia dentro das unidades de saúde”.

Os atendimentos acontecem em sessões individuais com os psicólogos e em pequenos grupos de  atividades lúdicas, como exercícios de relaxamento. Elson Neto, educador físico, da equipe do Innovamente, parceira do Iges-DF nesta ação, vê o trabalho como gratificante.

 “Não é uma atividade padrão. Conversamos antes pra saber em que área trabalham, se mais sentados ou em pé, e vamos organizando os exercícios para pequenos grupos afins, ou mesmo  de forma individual”, afirma Elson.

Para quem está recebendo o atendimento, como Kamila Lima, assistente-administrativa, a providência foi muito bem-vinda. “Até a respiração ficou melhor”, depois de passar por uma longa sessão de exercícios de relaxamento. “Traz um novo gás, nos dá muito conforto”, concluiu.

* Com informações do Iges-DF