19/06/2020 às 11:27, atualizado em 19/06/2020 às 13:05

Viva W3 segue para terceira edição neste domingo com ação integrada do GDF

Avaliação dos organizadores é que o projeto de fechamento da via já é um sucesso

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

O grupo de ação integrada envolvendo diversas secretarias e órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) comemora o alinhamento e a adesão popular ao fechamento da W3 Sul para a prática de esportes e o lazer, aos domingos e feriados. Iniciado em 11 de junho, o Viva W3 segue para a terceira edição neste domingo (21) com o trânsito controlado pelo Detran-DF, a segurança monitorada pela Polícia do Distrito Federal e o mapeamento e a sinalização de paradas de ônibus nas rotas de desvio do trânsito nas W4 e W5 Sul.

O plano de fechamento da W3 entre as quadras 503/703 e 515/715, na Asa Sul, se mantém sem alterações. A abertura de um dos cruzamentos, que chegou a ser reclamada, principalmente por entregadores de comida, se mantém descartada em prol da segurança das famílias que circulam pelas duas pistas da via nos dias de fechamento.

“A adaptação dos moradores da Asa Sul tem sido muito rápida a partir do momento que perceberam as vantagens, principalmente pela ausência do barulho provocados pelos carros e ônibus entre às 6h e 17h”, conta o agente do Detran Luiz Carlos Souto, um dos envolvidos no projeto.

Além do Departamento de Trânsito do DF, fazem parte do grupo integrado do GDF secretarias como a de Transporte e Mobilidade, de Esportes, de Políticas Públicas, de Governo, de Segurança Pública – por meio da Polícia Militar – e órgãos como a Novacap e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Nenhuma ocorrência policial nas primeiras edições do projeto foi registrada.

Famílias em segurança

O êxito do Viva W3, acredita a subsecretária de Políticas Públicas e uma das coordenadoras do projeto, Meire Motta, já deu para ser sentido na reação das pessoas que passaram correndo ou de bicicleta, e dos casais com crianças e idosos que caminharam com segurança por uma das vias comerciais mais emblemáticas da construção de Brasília.

“Temos um público de moradores que podem se distrair e sair de casa a pé, sem correr riscos, principalmente neste período de pandemia e quarentena”, avalia Meire.

O SLU prepara a instalação de lixeiras na W3 Sul nos próximos meses. As peças já foram compradas para manter a limpeza da avenida, que passa este ano por um processo histórico de revitalização. A distribuição de máscaras de proteção facial – 4 mil em 11 de junho e 10 mil no dia 14, entre a W3 e o Eixão do Lazer – deverá ser mantida, desta vez só a quem solicitar ou estiver circulando sem o equipamento de proteção individual.