23/06/2020 às 17:28, atualizado em 23/06/2020 às 17:40

Novacap intensifica obras de pavimentação em diversas regiões do DF

Época de estiagem permite que ações sejam realizadas com mais celeridade

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Asfalto novo e operação tapa-buracos dão outro aspecto às regiões visitadas pela Novacap | Foto: Novacap

Quem mora em Brasília já sabe: com a estiagem se intensificam as obras de pavimentação asfáltica em todas as cidades do Distrito Federal. Esta é a R azão pela qual a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) vem trabalhando em ritmo acelerado, em  várias frentes, com destaque especial para a recuperação de um trecho da Estrada Parque e Indústria Gráfica (Epig), que desde o início desta semana está recebendo nova capa asfáltica.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Como se trata de uma obra extensa, com cerca de 10 quilômetros de recuperação total de pavimento, as ações na Epig são feitas por etapas, por uma empresa contratada pela Novacap. Porém, visando entregar a obra no prazo previsto e dar mais agilidade à pavimentação desta importante via,  equipes próprias da companhia deram início, nesta semana, à aplicação de capa asfáltica – cerca de 380 toneladas da CBUQ – no trecho de intersecção da Epig próximo a entrada do Parque da Cidade.

Em Taguatinga, servidores da Novacap trabalham na remoção do pavimento antigo da Avenida das Palmeiras, preparando o local para a execução de um novo revestimento asfáltico. O procedimento, conhecido como fresagem, faz parte dos desvios de trânsito feitos pela Secretaria de Obras para a construção de um túnel na cidade.

As ações iniciadas pela companhia nesta semana incluem a pavimentação de uma ciclovia com mais de oito mil metros metros quadrados, estrutura que está sendo construída pela Novacap ao lado do Parque Ecológico Burle Marx, às margens da Avenida W7, uma das principais do bairro. A previsão é de que até o final desta semana sejam aplicadas 400 toneladas de massa asfáltica na pista destinada ao trânsito de bicicletas.

| Foto: Novacap

Na Região Administrativa do  Gama  a Novacap atua em duas frentes importantes. A primeira delas é a recuperação do acesso ao hospital de campanha localizado no Setor Leste da cidade. Lá, equipes próprias reutilizam fresado asfáltico – ou seja, o material retirado de outras pavimentações e que costumavam ser descartados – e o aplicam no local, que tem cerca de 980 metros quadrados.

A comunidade rural Engenho das lajes, também no Gama, está recebendo ações da Novacap, com obras de terraplenagem e aplicação de material fresado nas duas vias principais da região.

* Com informações da Novacap