24/06/2020 às 14:53

Atendimento do Caps Itapoã volta à Quadra 378

Prédio havia sido fechado para obras. Agora, está apto para os 680 pacientes cadastrados

Por Agência Brasília * | Edição: Renato Ferraz

A prestação de serviços ao público do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps AD) do Itapoã voltou ao prédio localizado na Quadra 378. O local passou por reformas e transferiu os atendimentos, durante as obras, para um espaço na Horta Comunitária  da região. O prédio, completamente reformado, já voltou a atender os 680 pacientes com cadastro ativo na unidade.

Troca de pisos e forros, nova pintura, expansão do teto de algumas áreas internas – além da construção de uma recepção e de uma área externa na unidade – foram as reformas pelas quais o Caps passou. 

Agora, com um espaço renovado, os portadores de necessidades especiais contam com um centro de atendimento acessível tanto na área interna quanto externa.

“Isso garantirá maior satisfação no atendimento ao usuário. Além disso, ficou mais claro, arejado e a equipe poderá atuar com maior profissionalismo”, afirma a diretora de Atenção Secundária da Região de Saúde Leste, Jane Sampaio Carvalho.

Inaugurado em 2011, o Caps AD do Itapoã oferece à comunidade um atendimento multidisciplinar em relação aos transtornos decorrentes do uso abusivo de álcool e de drogas. 

Jovens acima de 16 anos que residam na Região de Saúde Leste podem procurar o centro. É necessário ter em mãos um comprovante de residência e o cartão do SUS.

Ao todo, 7,2 mil pessoas já foram recebidas pela unidade. Além dos atendimentos grupais, o centro também realiza visitas domiciliares e atividades externas para fomentar a reinserção dos pacientes na sociedade. 

Pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e os obesos têm prioridade de atendimento no Caps AD, nos termos da legislação distrital.

* Com informações da Secretaria de Saúde-DF