24/06/2020 às 12:36

Bancos de Leite: saiba como doar frascos de vidro

Os potes podem ser entregues em 12 pontos de coletas da rede pública. Os ideais são aqueles com 150ml e 300ml

Por Agência Brasília * | Edição: Renato Ferraz

Os Bancos de Leite Humano (BLH) do Distrito Federal estão coletando potes e frascos de vidro de 150 ml e 300 ml para o armazenamento do leite materno. A doação desses utensílios pode ser feita em qualquer um dos 12 pontos do Banco de Leite ou nos postos de coletas nos hospitais da rede pública.

Foto: Agência Saúde-DF

Apenas potes de vidro com a tampa plástica podem ser utilizados: para ser pasteurizado, o leite precisa ser aquecido a 62,5º C por 30 minutos. Os recipientes plásticos não suportam este aquecimento. Recomenda-se também o pote de café solúvel, ou algum no mesmo modelo, para melhor condição de coleta e armazenamento do leite, devido à boca mais larga.

Potes com o fechamento a vácuo, como os de azeitona ou extrato de tomate, também não poderão ser utilizados: tem fechamento inadequado e a tampa de metal pode contaminar o leite. A coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno, Miriam Santos, explica que, uma vez abertas, essas tampas de potes a vácuo oxidam e podem contaminar o leite. Por isso, insistimos que as tampas devem ser de plástico”, explica a médica.

Além da doação dos potes, lactantes que desejarem compartilhar o leite materno podem se cadastrar pelo site do programa Amamenta Brasília ou pelo telefone 160, opção 4. O site da Secretaria de Saúde também fornece todas as informações para mães que desejam doar. A coleta é feita no próprio domicílio da doadora pelo Corpo de Bombeiros do DF, a rota de coleta também está disponível no site do BLH.

[Numeralha titulo_grande=”17 mil ” texto=”quantidade de litros coletados em 2019″ esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Toda mulher que esteja amamentado é uma potencial doadora de leite. Um pote de 300 ml pode alimentar até 10 bebês”, complementa Miriam. Ela ressalta que, mesmo antes da pandemia do novo coronavírus, a coleta de leite sempre foi feita seguindo os devidos protocolos de higiene.

Devido à pandemia, o BLH também está utilizando todos os canais virtuais abertos para atender e orientar as doadoras, inclusive por videochamada, se for necessário.

No último ano, o Distrito Federal possuía 6.278 doadoras de leite cadastradas, que beneficiavam 14.274 recebedoras de leite humano. 

* Com informações da Secretaria de Saúde-DF