25/06/2020 às 20:35, atualizado em 26/06/2020 às 09:08

GDF Presente recupera estradas rurais de quatro cidades

No total, foram quase 10 km no Lago Norte, Jardim Botânico e Recanto das Emas e Sobradinho

Por Jéssica Antunes e Rosi Araújo, da Agência Brasília | Edição: Isabel De Agostini

Quase dez quilômetros de estradas rurais foram recuperados pelo GDF Presente nesta quinta-feira (25). Trechos prejudicados pelo período chuvoso receberam reforços das equipes para melhoria do tráfego no Lago Norte, no Jardim Botânico, Recanto das Emas e Sobradinho. Com as medidas de patrolamento, nivelamento e compactação de cascalho, a expectativa é de melhoria na qualidade de vida de quem vive nessas regiões. Além disso, ações de limpeza cruzaram o DF. 

Recantos da Emas. Foto: Divulgação

Osmar Ramos de Oliveira, 57 anos, nasceu e cresceu no Núcleo Rural Nova Betânia, no Jardim Botânico. O produtor conta que o próprio pai ajudou a abrir as estradas que, agora, são reparadas. “Ficamos cinco anos sem nenhum tipo de melhoria. A estrada é velha e ao longo do tempo foi afundando, abrindo valas. Chegou um ponto que as pessoas nem conseguiam chegar na chácara”, conta. De acordo com ele, comprometia até a segurança. “Agora já está uma beleza. Só temos que agradecer”. 

O Polo Leste do GDF Presente trabalhou em cerca de 15 quilômetros de pistas que dão acesso às chácaras, beneficiando aproximadamente 800 pessoas. Administrador regional do Jardim Botânico, Antônio de Pádua conta que as pistas foram comprometidas pelo alto volume de chuvas do ano. “A situação atrapalhava o tráfego e o escoamento de produção. Com bacias de contenção, terraplanagem e cascalho, conseguimos dar conforto aos chacareiros”, diz.  

No Lago Norte, foram concluídos dois quilômetros de reparos no Núcleo Rural Córrego Jerivá. O Polo Central Adjacente I levou maquinário para regularizar as estradas vicinais que dão acesso à comunidade. Administrador regional do Lago Norte, Marcelo Ferreira explica que foram realizados processos de terraplanagem e separação de bolsões de forma a melhorar a qualidade de vida da população. “Com apoio do GDF Presente somos capazes de trabalhar melhor”, ressalta.  

Córrego Jerivá. Foto: Divulgação

Cerca de 1,5 quilômetros também receberam os primeiros reparos no Setor Habitacional Água Quente, uma extensão do Recanto das Emas. Os serviços de patrolamento, nivelamento e compactação foram executados pelo Polo Sul do programa. Segundo o gerente regional do setor, Água Quente, Antonio Marcos de Araújo, é o pontapé-inicial de uma força-tarefa que deve chegar à região. Em Sobradinho, vias da DF-440 também receberam melhorias. 

Sobradinho. Foto: Divulgação

Cidades mais limpas 

Samambaia recebeu uma grande ação de limpeza pelo Polo Oeste, nas quadras 121, 423, 518 e na Área de Desenvolvimento Econômico. Foram feitos serviços de desobstrução, recolhimento de entulhos e manutenção de bocas de lobo. O posto de saúde da quadra 615 também recebeu as equipes que realizaram a limpeza externa. 

Em Sobradinho, o Polo Norte recolheu entulhos nas áreas verdes das quadras 4, 6 e 8. Galhos de podas de árvores também foram retirados dos arredores do Centro de Ensino 1, assim como materiais deixados por pessoas em condições de rua perto ginásio da cidade.