26/06/2020 às 19:07, atualizado em 26/06/2020 às 19:41

GDF Presente leva mais iluminação ao Areal   

O programa percorre as cidades para solucionar demandas locais. Em Sobradinho, dez pontos de ônibus foram limpos

Por Jéssica Antunes e Rosi Araújo, da Agência Brasília | Edição: Carolina Jardon

As duas principais avenidas do Areal estão mais claras. Nesta sexta-feira (26),o Polo Central Adjacente I do GDF Presente, a Administração Regional de Arniqueira e a Companhia Energética de Brasília (CEB) fizeram um mutirão de manutenção na região, com trocas de luminárias apagadas, reposição de circuitos furtados e novas caixas de comando. O programa também limpou pontos de ônibus em Sobradinho e chegou à metade dos serviços em Samambaia. 

Ao todo, 90 postes com problema de funcionamento passaram por manutenção nas avenidas Brasília e Águas Claras. Administradora regional de Arniqueira, Telma Rufino explica que as necessidades foram apontadas pela própria população, que demandou o órgão pelas melhorias. Na cidade recém-criada, o GDF Presente tem papel importante para solucionar problemas. 

“O polo do programa tem nos ajudado muito”, revela a administradora. De acordo com ela, as melhorias nos postes refletem em toda a comunidade. “A partir do momento que ilumina a cidade, traz segurança, estabilidade, diminui a mancha criminal. Onde tem iluminação, tem mais qualidade de vida e a cidade está bem mais clara”, afirma. 

A melhoria na sensação de segurança é confirmada pela moradora Antônia Pires, 58 anos. “Quanto mais clara está a cidade, melhor é para circular. Acho que afasta ações de possíveis criminosos”, diz a comerciante que vive na região há mais de 15 anos. Ela conta que acompanhou parte das ações na avenida Águas Claras. “A melhoria é imediata”, comemora. Nesta semana, Arniqueira também recebeu serviços como limpezas de bocas de lobo, roçagem, recolhimento de lixos e entulhos. 

Combate à dengue 

Usuários de transporte público em Sobradinho estão com paradas de ônibus mais limpas. Nesta sexta-feira (26), equipes do Polo Norte do GDF Presente retiraram sujeira de dez pontos na Rua 1 da cidade. A medida ajuda no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Na cidade, segundo a Secretaria de Saúde, há 1.559 casos de dengue confirmados. 

O administrador da cidade, Eufrásio Pereira, explica que o combate às doenças não pode cessar e, com ajuda do GDF Presente, o enfrentamento com manutenção pela cidade é mais rápido. “Fazemos a limpeza das paradas a cada 20 dias. São poucas as paradas que precisamos recolher volume maior de lixo, na maioria das vezes é folhas e galhos de árvores”, revela. 

Servidor público, Cícero Sérgio Lima, 50 anos, viu o serviço ser executado pela primeira vez na vizinhança. Mesmo com ação do governo, ele ressalta que a sociedade precisa contribuir. “As pessoas têm que parar de jogar lixo na rua. A limpeza é extremamente necessária para deixar as pardas em bom estado para os usuários”, afirma. 

Semana em Samambaia 

O Polo Oeste do GDF Presente chegou à metade da estadia em Samambaia, onde reforçará a solução de demandas da população por 15 dias. A principal atuação envolve a limpeza das ruas: já foram 630 toneladas de lixo e entulho pela cidade. As equipes do programa também fizeram manutenção de bocas de lobo, terraplanagem em estradas rurais e apoiaram a administração regional na retirada de inservíveis. 

O administrador regional de Samambaia, Gustavo Aires, explica que há atendimento diário das demandas, mas a presença do GDF Presente permite avançar mais rapidamente. “As equipes chegam para atender demandas reprimidas, com serviços essenciais e pequenos reparos para a população de forma que dá resultado imediato e positivo. É uma ajuda importante”, diz.