29/06/2020 às 13:30

Monumentos da Praça dos Três Poderes iluminados por LED

São 40 projetores destacando os Dois Candangos, Busto de Israel Pinheiro, Marco Brasília, Pombal e o Museu Histórico

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

A Praça dos Três Poderes é uma das principais atrações da capital federal. É lá que estão os prédios que representam os poderes do país: Palácio do Planalto (Executivo), Congresso Nacional (Legislativo) e Supremo Tribunal Federal (Judiciário). O enorme espaço aberto, a predominância de concreto e as esculturas tornam a o local único para visitação.

Para realçar a beleza da arquitetura, principalmente a noite, a Companhia Energética de Brasília (CEB), em parceria com a Secretaria de Obras e Infraestrutura, instalou 40 projetores destacando os seguintes monumentos: Dois Candangos, Busto de Israel Pinheiro, Marco Brasília, Pombal  e Museu Histórico.

Os novos aparelhos são de lâmpadas de LED que, além de gerar mais visibilidade e potência na iluminação, também trazem economia para a conta de luz do DF. A obra custou R$ 237 mil e foi executada através dos recursos da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

A novidade na praça surpreendeu o aposentado Carlos Pacheco, 67 anos, paraense, que está passando a quarentena na casa do filho em Brasília. “Todo ano eu venho aqui na praça e desta vez eu senti que tinha algo diferente. Depois de tirar algumas fotos, percebi que a mudança foi na iluminação. Está bem mais bonito agora e até mais seguro”, contou.

Para o presidente da CEB, Edison Garcia, Brasília é uma cidade marcada pela arquitetura e uma iluminação adequada tem o poder de evidenciar isso. “Essa é uma das praças mais importantes do nosso país e precisava de uma iluminação mais eficaz, que realçasse a beleza das esculturas. Essa obra faz parte do projeto que a CEB vem executando desde 2019 para iluminar os pontos turísticos do centro da capital”, destacou.

O Jardim das Palmeiras Imperiais e a Praça dos Ipês, localizados atrás do Congresso Nacional, são exemplos de locais que já receberam a nova iluminação de LED. Assim como a fachada do STF,  a Estátua de Têmis, a Praça da Cidadania, a Praça do Buriti e a Feira de Torre de TV.

* Com informações da CEB