30/06/2020 às 09:28

Brasília Ambiental lança publicações sobre tempo e clima

Análises serão mensais. Primeiras edições usam dados coletados em seis estações meteorológicas espalhadas pelo DF

Por Agência Brasília * | Edição: Renato Ferraz

O Instituto Brasília Ambiental acabar de apresentar em seu site as primeiras edições dos boletins Temperatura e Umidade relativa do ar, que mostram uma análise mensal das condições de clima e tempo do mês anterior à publicação.

As publicações, preparadas pela Superintendência de Fiscalização, por meio da Diretoria de Emergência, Riscos e Monitoramento, trazem informações das condições climáticas ocorridas no Distrito Federal para dar publicidade a quem tiver interesse e curiosidade em saber como foi o estado médio do tempo no DF. 

Os dados podem ser utilizados por profissionais interessados em identificar padrões de tempo em diversas áreas de conhecimento. “São pessoas que trabalham com hidrologia, arquitetura (conforto térmico), saúde pública e outros profissionais de diversas áreas. Servem para verificar as influências dos dados climáticos em seus respectivos estudos”, afirmou o meteorologista Carlos Henrique Eça D’Almeida Rocha.

Para os exemplares de lançamento, referente ao mês de maio de 2020, foram coletados dados de seis estações meteorológicas espalhadas pelo DF, sendo cinco delas do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (INMET), que possui acordo de cooperação técnica com o Brasília Ambiental.

A periodicidade do Boletim Temperatura do Ar será mensal; publicação sobre a Umidade Relativa do ar ocorrerá somente durante os meses de seca.

Clique aqui e confira as primeiras edições. Todas as publicações ficarão disponíveis no site do Brasília Ambiental, no menu Informações Ambientais – Tempo e Clima.

* Com informações do Brasília Ambiental