30/06/2020 às 20:22, atualizado em 30/06/2020 às 20:35

GDF Presente reforma pontos de encontro comunitários no Gama

Programa fica na cidade até 13 de julho e promove uma série de melhorias para os moradores

Por Gizella Rodrigues e Rosi Araújo | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação/GDF Presente

Equipes do GDF Presente lavaram toda a área da Torre de TV. Foto: Divulgação/GDF Presente

Os moradores do Gama vão ganhar equipamentos de esporte e lazer praticamente novos quando acabar a pandemia do novo coronavírus. A administração regional e o GDF Presente estão revitalizando os pontos de encontro comunitário (PECs) da cidade. Atualmente, eles estão interditados por causa das medidas de isolamento social para combater o novo vírus. 

Ao todo, a manutenção será feita em nove PECs. O trabalho já foi realizado em sete equipamentos nos setores Sul e Oeste. Os PECs da Praça Eusébio (nas proximidades do terminal do BRT), e da Praça 1, do Setor Leste, também estão na lista para receber os serviços..

Segundo a administradora do Gama, Joseane Araújo, primeiro as peças quebradas estão sendo trocadas e, depois, as academias receberão pintura nova. “Ao todo, temos 42 PECs que estão sempre cheias. A população do Gama gosta muito de esportes. Estamos aproveitando esse momento em que elas não estão sendo usadas para fazer essa revitalização”, afirma.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

O Polo Sul do GDF Presente também tapou os buracos do conjunto F do Setor Sul do Gama e agora está mais fácil trafegar pelo local. Segundo o coordenador do polo, Germano Guedes, a via estava bem danificada e, com o serviço de tapa-buracos, foi possível melhorar as condições de tráfego da rua. “A comunidade solicitava bastante a revitalização do local”, disse Joseane Araújo.

Equipes do programa e funcionários da Administração Regional do Gama também estão pintando os meios-fios na entrada da cidade e, atendendo a uma demanda da comunidade, estão construindo um estacionamento com 20 vagas para carros em uma área de terra na quadra 21 do Setor Oeste. “O GDF Presente estará no Gama até o dia 13 de julho e várias obras serão feitas até lá. São essas pequenas operações que melhoram a qualidade de vida dos nossos moradores”, afirmou a administradora regional 

Limpeza da feira da Torre de TV

Com rodos, vassouras, sabão e muita água, os integrantes das equipes do GDF Presente e da Administração Regional do Plano Piloto fizeram nesta terça-feira (30) uma limpeza geral na Feira de Artesanato da Torre de TV. A ação, que envolve 15 pessoas e dois caminhões-pipas, começou a ser feita na segunda-feira (29) e está prevista para terminar nesta quarta-feira (1º de julho).

A solicitação foi feita pelos feirantes que reclamam do mau-cheiro do local. Como o espaço é aberto, ele serve de abrigo para pessoas em situação de rua. “Muitas vezes eles fazem suas necessidades biológicas no chão mesmo”, diz Jocélio da Silva, presidente da feira. “Essa higienização vai beneficiar a gente e nossos clientes”, ressalta.

A higienização não previne a contaminação pelo coronavírus, mas a feira da Torre de TV também passou por sanitização, feita com hipoclorito de sódio, princípio ativo da água sanitária.

Foto: Divulgação/GDF Presente

As equipes do GDF Presente fizeram um ótimo trabalho em Sobradinho. Agora vão para Sobradinho II. Foto: Divulgação/GDF Presente

Ações em Sobradinho

A equipe do Polo Norte do GDF Presente vai fazer uma reunião na manhã desta quarta-feira (1º de julho) no pátio de serviços da Administração Regional de Sobradinho 2 para apresentar o programa para o novo administrador da cidade, Osmar da Silva Felício. “Vamos relatar todas as nossas ações para que ele possa demandar serviços”, explica o coordenador do polo, Ronaldo Alves.

Esta terça-feira (30), foi o último dia de trabalhos em Sobradinho, onde o programa ficou uma semana. O patrolamento dos três quilômetros da DF-440 foi finalizado e os trabalhadores patrolaram e jogaram cascalho na estrada de terra que dá acesso ao condomínio Novo Horizonte, que tem cerca de 80 casas.

“A estrada estava intransitável. Os moradores reclamavam que o caminhão de lixo não passava, que a PM não fazia mais rondas na região e que o caminhão dos Bombeiros tinha dificuldade de acesso. Tudo pelo mal estado de conservação da estrada”, conta Eufrásio Pereira, administrador de Sobradinho.

Cidade limpa

Ao mesmo tempo, as bocas de lobo do Setor Oeste da Estrutural passam por limpeza, feita pelo GDF Presente. Os trabalhos de desobstrução ocorrem na época de seca para que transtornos como alagamentos e inundações não ocorram na época de chuva.

O administrador regional, major Gustavo Cunha, informou que na próxima semana iniciará uma campanha de conscientização para alertar a população sobre a maneira correta de descartar lixo. “É tanta sujeira na rua, principalmente na Avenida Perimetral, que, quando chove, alaga tudo. A população precisa fazer seu papel”, afirma.