01/07/2020 às 19:04, atualizado em 02/07/2020 às 09:38

Novacap reforma calçadas no Setor de Autarquias Sul

Trabalhos já se encontram em fase de conclusão. Um estacionamento também foi totalmente revitalizado

Por Ary Filgueira, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Serviços começaram em junho e serão concluídos em breve, o que vai melhorar bastante as condições de circulação no SAS | Fotos: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Situado no coração de Brasília, o Setor de Autarquias Sul (SAS) reúne uma imensidão de pessoas que trabalham ou transitam pelo local. Seja por um motivo ou outro, a circulação ficou melhor com a revitalização das calçadas.

Uma parceria entre a Administração Regional do Plano Piloto e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) resultou na reforma de 3.919 m² de calçadas ao longo do SAS. Com investimentos de R$ 492.683, a obra, iniciada no início de junho, está 80% concluída. Para tanto, as equipes trabalham durante todo o dia.

[Numeralha titulo_grande=”3.919 m²” texto=”Extensão de calçadas reformadas no SAS” esquerda_direita_centro=”centro”]

Melhora na mobilidade

“Investir em calçadas é investir em cidadania”, ressalta a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro. “Calçada acessível garante o fluxo de mobilidade, segurança e livre circulação da população pelos espaços públicos. Os estacionamentos revitalizados e demarcados permitem a melhor organização do território.”

[Olho texto=”“Investir em calçadas é investir em cidadania” ” assinatura=” Ilka Teodoro, administradora do Plano Piloto” esquerda_direita_centro=”centro”]

Agora, as calçadas são mais largas e niveladas. Além disso, possuem meios-fios rebaixados na ponta, para acessibilidade de portadores de necessidades especiais (PNE) ou com pessoas com dificuldade de locomoção.

A auxiliar de serviços gerais Rosa Maria Assis, 45 anos, trabalha na Quadra 3 do SAS – justamente o trecho que está com as obras em fase de conclusão – e utiliza a passagem diariamente para chegar à Rodoviária do Plano Piloto. “Nas outras calçadas, mal cabia uma pessoa”, observa. “Quando chovia, a gente molhava os pés na água. Agora está ficando ótimo”.

Rosa Maria Assis: “Nas outras calçadas, mal cabia uma pessoa”

Estacionamento reconstituído

Além de calçadas, a Novacap aproveitou para refazer todo o estacionamento situado em frente às quadras 2 e 3 do SAS. Os serviços beneficiaram motoristas e proprietários de quiosques, como Eleida Reis, 58 anos, que comercializa lanches rápidos em frente à Quadra 2.

O quiosque de Eleida e ocupa uma vaga do estacionamento. Há oito anos trabalhando no local, ela afirma nunca ter visto uma reforma naquele estacionamento. “Ficou mais amplo, mais bonito. Gostei muito”, elogiou.