01/07/2020 às 18:50, atualizado em 01/07/2020 às 19:07

Setur comemora aniversário de Athos Bulcão

“Julho em Quatro Athos”: serão quatro semanas de homenagens, com uma programação voltada para celebrar a memória e a obra do artista

Por Agência Brasília* | Edição: Isabel De Agostini

Pintor, escultor e desenhista, Athos Bulcão nasceu no Rio de Janeiro, no dia 2 de julho de 1918. Ainda jovem, deixou o curso de medicina para se dedicar às artes visuais e, com sua criatividade, imprimiu identidade visual à capital do país ao criar obras integradas com a arquitetura modernista da cidade. Esse pioneiro das artes em Brasília completaria 102 anos este mês e para celebrar a data, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal e a Fundação Athos Bulcão prepararam uma série de eventos que vão entrar para a história da cidade que se tornou uma galeria a céu aberto de suas obras.

Como escultor e mosaicista, foi com o uso de azulejos que ele deu notoriedade à sua criatividade. Seus trabalhos podem ser vistos em qualquer parte da cidade: Congresso Nacional, Igrejinha das quadras 307/308 Sul, Aeroporto Internacional, Catedral, Torre de TV, Palácio do Itamaraty, Setor Militar Urbano, entre outros.

Para o presidente da Fundação Athos Bulcão, Paulo Brum, Brasília é uma cidade multicultural, cuja identidade ainda está em processo de formação, e nessa diversidade cultural está sua riqueza. “Brasília é o maior centro mundial de arquitetura moderna que se transformou nessa grande obra pelas mãos de talentosos artistas como Athos Bulcão, cujos trabalhos podem ser vistos o tempo inteiro em vários locais. A Fundação tem um papel muito importante de recuperar e preservar a memória desse grande artista que produziu a partir da cidade que era sua base. Esse projeto da Secretaria de Turismo é de grande importância porque dá visibilidade ao seu trabalho genial”, destacou.

As comemorações começam na próxima quinta-feira (2) com o lançamento on-line no Instagram e no canal de Youtube da Setur do projeto “Julho em Quatro Athos”. Serão quatro semanas de homenagens, com uma programação voltada para celebrar a memória e a obra desse artista que deixou um legado para a capital. Como parte do calendário de ações e atividades do projeto estão “lives”, roteiros ciclísticos autoguiados e entrevistas.

Com o quadro “Papo de Bulcão” será realizada uma série de entrevistas abordando a contribuição de Athos para o design, arquitetura, moda e a identidade cultural de Brasília com estudiosos e personalidades que conviveram com o artista. As entrevistas serão no formato “live” e transmitidas todas as quartas-feiras do mês de julho, sempre às 20h, nas redes sociais da Setur-DF.

Como parte das atividades, ainda serão realizadas visitas guiadas a espaços abertos que contam com obras de Athos. As visitas vão ser ter a participação de personalidades que trabalharam com o artista e estudiosos de suas obras. Essa ação fará parte da websérie Live Tour Brasília, na qual guias locais e personalidades relevantes para o segmento apresentam de forma digital a nossa cidade. Na Live Tour Brasília Especial, os passeios acontecerão por diversos locais da cidade que revelam as obras de Athos sempre aos sábados do mês de julho, às 10h.

Outra ação do projeto é o “Pedalando com Athos” que vai apresentar mini roteiros urbanos pelo Plano Piloto, elaborados em parceria com a Camelo Bike Tour para moradores de Brasília conhecerem as obras do gênio criativo por conta própria, a pé ou de bicicleta, sem necessidade de grupos ou aglomerações. Esses roteiros serão disponibilizados gratuitamente no Google Maps.

“O nosso projeto “Julho em Quatro Athos” é um reconhecimento ao legado desse grande artista durante todo o mês. Athos foi responsável pela identidade visual de Brasília e coloriu a cidade com seu talento e sensibilidade. Com o apoio da Fundação Athos Bulcão, celebraremos a sua obra e seu 102º aniversário”_, disse a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

*Com informações Secretaria de Turismo