05/07/2020 às 15:28, atualizado em 05/07/2020 às 18:33

População aprova o primeiro Domingo da Gente no Paranoá

Moradores aproveitaram o dia de sol mantendo o distanciamento e o uso de máscaras

Por Emanuelle Coelho, da Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

Moradores do Paranoá aprovaram o primeiro dia do Domingo da Gente. A avenida que liga o  Paranoá ao condomínio Paranoá Parque  foi  transformada em uma área de lazer para atividades esportivas ao ar livre, assim como acontece no Eixão e na W3 Su, no Plano Piloto. O objetivo é incentivar os moradores da cidade a praticarem exercício físico, sem aglomeração.

Crianças, idosos, pessoas com animais de estimação e famílias caminhavam pela avenida de 1.100 metros. Todos de máscaras. A dona de casa Camylla Vale, 30 anos,  estava lá com o marido, o marceneiro Francisco Rafael Oliveira, 35 anos, e os dois filhos. “Precisamos desse espaço na cidade, principalmente para as crianças brincarem à vontade. Isso significa não somente lazer, mas também saúde para elas. Está aprovado esse projeto e espero que ele continue”, comentou. “Nosso filhos já têm noção da importância da máscara e gostaram de terem ganhado aqui”, completou, se referindo ao equipamento de proteção distribuído no local.

“Achei nota dez. A comunidade do Paranoá precisa desse espaço durante essa pandemia de isolamento social. É uma oportunidade para sairmos com os filhos, tirando-os um pouco de casa. Isso é muito bom. Tem muita gente doente porque não tem lugar para ir. Estávamos precisando, com certeza!”, avaliou Francisco Rafael.

O auxiliar de cozinha Ubiratam Vilarindo de Souza, 42 anos, também aproveitou o domingo para fazer uma caminhada. “Esse é um local de lazer muito bom, uma opção onde podemos praticar uma atividade física com segurança. E, como o espaço é grande, podemos respeitar o distanciamento entre as pessoas”, afirmou o morador.

Estrutura e segurança

Os agentes do Detran fecharam o trânsito da rotatória próxima ao Posto Ipiranga até o cruzamento com a Rua de Alta Tensão garantindo a segurança dos pedestres. A medida será repetida todos os domingos e feriados das 7h às 17h.

Cinco viaturas do Departamento de Trânsito do DF (Detran), em escalas de revezamento, estavam em pontos estratégicos para controlar o tráfego e informar vias alternativas para os condutores. Segundo o Coordenador de Fiscalização e Policiamento, João Paulo Lacerda Oliveira, ao lado do Paranoá existe a antiga Via dos Pinheiros, e ao lado do Paranoá Parque há vias secundárias. Para o fechamento da rua de lazer foram utilizadas 61 cercas.

Uma tenda foi montada na pista e nela duas nutricionistas orientavam a comunidade. Além do atendimento individual, elas entregavam um informativo com a sugestão de um cardápio para aumentar a imunidade. Máscaras e álcool em gel também foram oferecidos.

O Detran-DF fez trabalho de educação e conscientização da população em relação ao trânsito/Foto: Lúcio Bernardo

Durante todo o tempo  mensagens no auto-falante lembravam  os cuidados que devem ser tomados como prevenção ao coronavírus, como a higienização das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento de cerca de dois metros.

Atividades permitidas

Foram permitidas atividades de caminhada, corrida, ciclismo e  outros veículos não motorizados. Mas foi proibida a prática de atividades que provocassem aglomeração. Além disso, nada de comercialização de produtos por vendedores ambulantes.

Para Paulo César Chaves, chefe de gabinete da vice-governadoria do DF,  essa é uma ação importante do GDF para a população retomar as atividades com segurança. “Aqui é possível também tomar um sol, é um espaço seguro para as pessoas se exercitarem mantendo o isolamento social”.

O Administrador Regional, Sérgio Damaceno, explicou que a área foi escolhida estrategicamente por ser ampla, ter calçadões por toda a extensão, atende medidas de segurança e não causa transtornos para a população. “A ideia surgiu de uma preocupação, em tempos de pandemia, para que os moradores pudessem se exercitar. É uma via secundária, não há trânsito de ônibus aqui, por exemplo. Estamos muito felizes com essa conquista. Nossa ideia é que, pós pandemia, esse seja mais uma opção de lazer para a população. ”

Para o Secretário Executivo de Futebol, Paulo Victor Barbosa (representando a Secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão), a avaliação foi positiva. “É um local maravilhoso, com uma vista maravilhosa. Uma de nossas preocupação é também é dar segmento ao esporte em geral, não somente ao futebol”.