08/07/2020 às 16:32, atualizado em 08/07/2020 às 17:22

DF Livre de Carcaças já retirou 350 carros das ruas este ano

A ação faz parte da série de medidas adotadas pelo Governo para eliminar focos do Aedes aegypti

Por Agência Brasília* | Edição: Isabel De Agostini

Com a retirada de carcaças, nesta quarta-feira (8), no Gama, chega a 350 o número de carros abandonados retirados das ruas do Distrito Federal por meio da Operação DF Livre de Carcaças. A ação, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, faz parte da série de medidas adotadas pelo Governo do Distrito Federal para eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti. Na segunda-feira (6), a retirada do material ocorreu em Arniqueira.

A Operação é realizada em parceria com as secretarias executivas das Cidades e de Políticas Públicas, DF Legal, do Departamento de Trânsito (Detran-DF), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), da Secretaria de Saúde (SES) e Novacap.

“Chegamos a um número bastante significativo de carros abandonados que não estão mais nas ruas. Eles deixaram de ser foco do mosquito transmissor da dengue, contribuímos com a ordem pública e organização das cidades e ainda atendemos a uma demanda antiga da população do Distrito Federal”, comemorou o secretário de Segurança Pública, o delegado Anderson Torres.

O material foi encaminhado para o pátio do 3º Distrito Rodoviário, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), em Samambaia. Além da retirada das carcaças, é feito um trabalho de conscientização com os moradores. “Notamos que o número de retiradas em nossas operações está diminuindo, mas isso é fruto do trabalho educativo que é realizado. A repercussão é tão positiva, que donos desses materiais abandonados estão fazendo a retirada antes mesmo da Operação”, contou o coordenador dos Consegs na SSP-DF, Marcelo Batista.

A identificação dos veículos abandonados foi feita com o apoio dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) com apoio das administrações regionais.

Os carros abandonados são levados para o depósito do 3º Distrito Rodoviário, do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), – próximo à Samambaia – onde os agentes de Vigilância Ambiental aplicam soluções na água parada e fazem o controle vetorial.

Pela segunda vez neste ano, a Operação foi realizada no Gama. Para a administradora do local, Joseane Feitosa, a ação contribui para a segurança da cidade. “Os materiais estão ocupando locais proibidos e deixando a cidade com um aspecto ruim. A retirada vai contribuir também com a segurança da cidade”.

A administradora de Arniqueira, onde a Operação ocorreu no início da semana, Telma Rufino, afirmou a importância da ação na região. “A Operação atende a uma demanda da população. Agradecemos ao governador, Ibaneis Rocha, e ao secretário de Segurança, Anderson Torres, que está à frente dessa ação”.

As próximas cidades a receberam a Operação serão Guará, na segunda-feira (13), e Riacho Fundo II, na quarta-feira (15).

*Com informações SSP-DF