08/07/2020 às 20:03, atualizado em 08/07/2020 às 20:51

Obra da UBS do Vale do Amanhecer será retomada

Em blitz por Planaltina, governador Ibaneis Rocha determina ainda trabalhos imediatos de infraestrutura e urbanização

Por Lúcia Leal, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A praça Salviano Guimarães, do Centro Histórico de Planaltina, no Setor Tradicional, será toda revitalizada. Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Com a liberação imediata de emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão, do deputado distrital e líder do governo na Câmara, Cláudio Abrantes, as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Vale do Amanhecer, em Planaltina, serão retomadas. A decisão foi tomada pelo governador Ibaneis Rocha nesta quarta-feira (8), durante blitz pela cidade. O deputado e o administrador regional, Célio Rodrigues, acompanharam a visita.

De acordo com o edital, está previsto um posto de saúde de 870 metros quadrados de área útil, na Área de Regulação de Interesse Social (Arins). O prédio contará com salas de vacina, espera, reunião, almoxarifado, auditório e banheiros com acessibilidade, entre outros espaços. A obra está orçada em quase R$ 4,1 milhões. Estima-se que em torno de 20 mil pessoas sejam beneficiadas.

Além da UBS, o governador visitou a área onde será construída a unidade de pronto atendimento (UPA), a primeira de Planaltina. De imediato, determinou à Novacap que seja feita uma limpeza geral na área e melhoria do acesso ao terreno, para que as obras possam recomeçar imediatamente.

A empresa responsável, a Mevato Construções, já fez locação e sondagem no terreno. E, a partir da licença ambiental a ser concedida pelo Brasília Ambiental, as máquinas começam a trabalhar ali.

Infraestrutura e urbanização

A praça Salviano Guimarães, do Centro Histórico de Planaltina, no Setor Tradicional, será toda revitalizada. O Departamento de Parques e Jardins (DPJ), da Novacap, vai começar o plantio de flores no espaço e a Diretoria de Urbanização (DU) vai renovar a pintura da sinalização e fazer reparos nos equipamentos públicos do local.

Outra ação que terá início já na próxima semana é a pintura da ciclovia e da sinalização em toda a cidade. De acordo com o deputado Cláudio Abrantes, é uma reivindicação recorrente dos moradores.

Caesb e Novacap

Em outra parada, dessa vez na Estância Santa Luzia, a reivindicação dos moradores é para uma obra de captação de esgoto que há anos incomoda. No local, o governador convocou Caesb e Novacap para executarem juntas a rede de esgoto e o asfalto e, dessa forma, fazerem o serviço completo.

“Essas ações eu chamo de zeladoria. Gostei do que vi, está tudo bem cuidado, mas não podemos relaxar. É preciso manter a atenção nesses reparos que dão beleza à cidade e deixam os moradores felizes”, comentou o governador Ibaneis Rocha.