09/07/2020 às 14:46

Centro de Dança do DF promove videoaulas gratuitas durante a pandemia

Iniciativa conta com profissionais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e divulga detalhes pela conta do espaço no Instagram

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

O Centro de Dança do DF promove videoaulas gratuitas durante o período da pandemia de coronavírus (Covid-19), em parceria com professores que trabalham no equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), localizado no Setor de Autarquias Norte (SAN).

“A ideia surgiu após percebermos que as aulas presenciais estavam migrando para a internet por causa da pandemia. Como ainda é algo novo e sabemos que muitas pessoas não estão acostumadas ao novo formato, convidamos os professores a participar. Isso ajuda a formar público para os profissionais da área no retorno aos trabalhos presenciais, quando o confinamento terminar”, explicou o gerente do espaço, Aghatto dos Santos. As aulas têm dia e horário divulgados pela conta do Centro de Danças no Instagram.

O primeiro encontro foi com Gustavo Letruta, professor, coreógrafo e diretor artístico. “Nessa aula inaugural online, na parceria do Centro de Dança, trabalhei ‘heels performance’, um estilo que dialoga com o ‘street’ jazz, o stiletto e ‘sexy dance’”, relatou Gustavo. A sessão abordou técnicas coreográficas, passando por alongamento, condicionamento físico, coordenação motora e sequências de movimento.

Ele considerou a experiência positiva e está estudando aprimoramentos. “Ao final da aula conversei com os alunos sobre como se sentiram e veem o desafio da aula online. Estamos todos nos adaptando ao novo formato”, disse.

O artista, que trabalha no Centro de Danças desde 2018, contou que deixou a câmera do notebook aberta e foi dando as instruções mais longe para mostrar os movimentos. Depois se aproximou para ver os alunos fazendo e conversou com eles.“É uma relação com a câmera bem diferente comparada ao meu trabalho com audiovisual, quando estou filmando e construo linguagens, narrativas e diálogos que me aproximam do espectador”, explicou.

Encontros coletivos

“A parte boa é a potência de ter encontros coletivos, garantindo a segurança de todo mundo. Várias pessoas me relataram estarem muito paradas, e esse processo nos aproxima e nos ajuda a enfrentar a pandemia de forma criativa”, sintetizou. O próximo encontro, cujos detalhes vão ser confirmados no perfil social no Instagram, será de dança contemporânea, com o professor João Gabriel Lima, ator, bailarino, diretor e coreografo, que trabalha no Centro de Dança desde sua reabertura há três anos.

João Gabriel também é novato com o formato de videoaula. “Espero superar questões técnicas de programas e instabilidade de conexão, que geram gaps na comunicação por não estarmos juntos presencialmente, o que dificulta a troca de informações e estímulos sensíveis”, afirmou. Ele pretende contornar isso limitando o encontro a, no máximo, dez alunos, de modo que o tamanho da imagem lhe permita ver e orientar o aluno mais facilmente.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa