09/07/2020 às 19:26, atualizado em 10/07/2020 às 09:10

GDF Presente constrói galeria de águas pluviais 

Nesta semana, um dos polos do programa está na Fercal e colabora com execução de obra no Núcleo Rural Boca do Lobo, no Engenho Velho 

Por Jéssica Antunes e Rosi Araújo, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação

A melhoria, iniciada nesta quinta-feira (9), no Córrego Bananal, deve beneficiar 20 famílias que vivem na região. Foto: Divulgação

O GDF Presente trabalha na construção de uma galeria pluvial no Núcleo Rural Boca do Lobo, no Engenho Velho. O Polo Norte do programa faz uma série de ações na Fercal nesta semana, e, agora, ajuda a administração regional a resolver o problema que chegou a ser classificado como risco amarelo pela Defesa Civil, com erosão e invasão de água nas residências às margens da DF-205. Outros serviços também são realizados pelo DF.   

São cerca de cem metros de construção na estrada rural, próximo ao Córrego Bananal. “Como, até então, não tinha captação adequada para a água da chuva, vinha causando erosão no leito do córrego e colocando casas em situação de risco”, conta o administrador regional da Fercal, Fernando Gustavo Lima da Silva. Com maquinário, o GDF Presente ajuda na escavação. 

A melhoria, iniciada nesta quinta-feira (9), deve beneficiar 20 famílias que vivem na região, como o empresário Carlos Henrique Alves, 25 anos. Ele conta que enfrentava problemas sempre que chovia: “Eu tinha dificuldades em sair de casa por causa da lama. Os carros atolavam e havia muitos buracos”. Na vizinhança, casas sofriam com alagamentos. 

“Além de minimizar a potência do fluxo da água que chega com a chuva com a instalação das manilhas, fazemos a recuperação do leito do córrego para proteger as residências. Alagamentos vão deixar de acontecer”, avisa o administrador regional. De acordo com ele, a obra ocorre em parceria com empresários locais, que doam materiais para isso. 

Ainda na cidade, o GDF Presente volta a atuar nas vias sem pavimentação do Núcleo Rural da Cachoeira um ano após passar pelo local. Nesta quinta-feira, foi realizado patrolamento, compactação do solo e trabalho em sistema de drenagem para melhorar as condições de mobilidade de produtores rurais, pois o alto volume de chuva em 2020 danificou a estrada de seis quilômetros. Para o reparo, foram usados quatro caminhões com materiais. 

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

O dia também foi de combate à poluição visual no Guará. Ali, o GDF Presente ajudou a recolher 70 faixas instaladas indevidamente em vias públicas da cidade. “As equipes têm nos ajudado bastante nesse tipo de ação, que faz limpeza visual e mantém a segurança, já que as faixas podem interferir na visão de quem passa”, diz a administradora regional, Luciane Quintana. 

De acordo com ela, o reforço do programa dá suporte fundamental às ações na região, “principalmente com mão de obra reduzida neste período de pandemia”. Moradora do Guará há mais de 30 anos, a servidora pública Marcela Ribeiro, 55 anos, valoriza os serviços de limpeza que ocorrem por toda a cidade. “É importante ver o governo fazendo a parte dele, mas não podemos esquecer que a população precisa colaborar, sempre”, afirma. 

Por falar em limpeza, lixo e entulho foram recolhidos em depósitos irregulares em três quadras residenciais do Setor Sul de Brazlândia. Ao todo, foram 56 toneladas retiradas das ruas. Os materiais foram coletados em esquinas, entrequadras e lotes vazios. Diretor de Obras da administração regional da cidade, João Paulo Gomes conta que a presença do polo duplica a força para atingir mais áreas que o de costume. 

Acesso melhorado no Gama

No Gama, a patrol do Polo Sul GDF Presente reforçou o trabalho de terraplanagem na região da Ponte Alta Norte, em uma estrada que dá acesso ao Conselho Tutelar. A demanda, recebida pela administração via Ouvidoria, foi atendida com nivelamento do terreno de cerca de cem metros de extensão. 

“Com o GDF Presente na cidade, a gente dobra o número de maquinários e permite fazer duas coisas, paralelamente, o que torna mais rápida a ação”, explica o coordenador de Licitações, Obras e Manutenção da Administração Regional do Gama, Maurício Miranda Gomes. De acordo com ele, o trabalho consiste em jogar caminhões de terra e nivelar para devolver a possibilidade de trânsito no local.