10/07/2020 às 07:44

Cadastro Único: população rural chega a 20% dos programas

Sedes e Emater debatem como os agricultores podem receber os benefícios socioassistenciais

Por Agência Brasília * | Edição: Renato Ferraz

O Cadastro Único é uma ferramenta utilizada pelo poder público para identificar e caracterizar as famílias de baixa renda para que sejam direcionadas ao acesso às políticas públicas. Atualmente, cerca de 167 mil famílias estão inscritas no Distrito Federal. Desse total, aproximadamente 20% representa a população rural.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Emater-DF promoveram live, na quinta-feira, para abordar questões referentes a esse percentual. O bate-papo com o coordenador de Gestão de Transferência de Renda e Cadastro Único da Sedes, Guilherme Aleixo, e a extensionista rural da Emater, Danielle Amaral, fez parte da programação da AgroBrasília Digital. O evento segue em formato online até esta sexta-feira (10).

Foram abordados, por exemplo, os benefícios socioassistenciais, as formas de acesso e concessão, principalmente neste período de pandemia do novo coronavírus.

No caso do meio rural, a Emater-DF voltou a receber produtores e assentados para fazer o Cadastro Único no início de junho. A empresa conta com 16 escritórios espalhados pelo DF, onde as equipes têm a expertise para realizar esse procedimento.

“Neste momento de pandemia, é necessário que façamos uma aproximação dos órgãos públicos para conseguirmos contemplar as demandas de toda a população”, ressalta Danielle Amaral. “O objetivo é dar acesso às políticas públicas às famílias do campo e, assim, reduzir a pobreza”, completa.

Os interessados em se cadastrar devem contatar o escritório mais próximo da propriedade para buscar informações. Os escritórios que precisarem de suporte podem contatar, pelo 3311-9374, a Gerência de Desenvolvimento Sociofamiliar (Gedes) e pedir atendimento. 

O preenchimento do cadastro foi suspenso no início da pandemia. Porém, em abril, o Ministério da Cidadania autorizou a retomada.


AgroBrasília Digital

A AgroBrasília Digital começou na segunda-feira (6). Aos produtores e público em geral, a Feira traz intensa programação, com apresentação de tecnologias, oportunidades de negócios e transmissão de conteúdo exclusivo, tudo disponível neste site.


* Com informações da Sedes