14/07/2020 às 19:55, atualizado em 15/07/2020 às 11:17

Operação especial de fiscalização aperta o cerco em três cidades

Força-tarefa percorreu as ruas de Ceilândia, Taguatinga e Sol Nascente/Pôr do Sol e aplicou punições

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

Fotos: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

Uma operação especial de fiscalização do GDF apertou o cerco na tarde desta terça-feira (14) em Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Taguatinga. Coordenada pela Secretaria DF Legal, cinco equipes percorreram diversos pontos das cidades e aplicaram dezenas de multas e outras sanções em estabelecimentos proibidos de funcionar de acordo com o decreto 40.961/20.

Na última quarta-feira (8), uma determinação do governador Ibaneis Rocha, mandou fechar estabelecimentos de atividades não-essenciais em Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol por tempo indeterminado. As duas cidades são recordistas de casos de Covid-19.

A equipe da secretaria flagrou um bar funcionando na QNM 20 (Ceilândia). Com o portão fechado pela metade, havia jogo de sinuca e pessoas consumindo bebida alcoólica. A Polícia Militar e o DF Legal dispersaram os frequentadores e aplicaram multa de R$ 3.628 interditando o local.

No Sol Nascente/Pôr do Sol, uma barbearia atendia normalmente e foi obrigada a baixar as portas. Segundo o Secretário do DF Legal, Cristiano Mangueira, a fiscalização vai endurecer cada vez mais para que a população entenda que é preciso respeitar as normas do decreto.

“O Governador Ibaneis determinou que todos os órgãos da força-tarefa reunissem suas equipes hoje nessa grande ação. Acabou a fase orientativa, agora vamos autuar sempre que aparecer a irregularidade. O momento exige”, explicou Mangueira, que acompanhou toda a operação.

Com o apoio da Vigilância Sanitária, fiscais encerraram uma partida de futebol na Praça do Cidadão, em Ceilândia. Um dos jogadores estava sem a máscara e foi multado em R$ 2 mil. Somente em Ceilândia Norte, oito estabelecimentos foram interditados e em Taguatinga – Taguacenter e na Feira dos Goianos – cinquenta ambulantes foram retirados.

Estatística contabilizada pelo DF Legal mostra que: Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol somam 111 estabelecimentos interditados, 123 fechados compulsoriamente e 14 autuados. Já em Taguatinga foram 14 interdições e 434 fechamentos de comércios.

A contagem foi iniciada no dia 27 de maio com a publicação do Decreto 40.817/20 que flexibilizou o funcionamento do comércio. Servidores do Brasília Ambiental, do Detran, DER, Corpo de Bombeiros, Seagri e da administração de Ceilândia também participaram da operação.

* Com informações da Secretaria DF Legal