14/07/2020 às 16:40

Paciente que venceu Covid-19 no HRSM agradece a profissionais de saúde

Fausto Oliveira fez uma carta e entregou bombons em homenagens aos trabalhadores que cuidaram dele

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde

Fausto Oliveira despediu-se da equipe de profissionais do Hospital Regional de Santa Maria, onde ficou internado por 17 dias na UTI. Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde

Com uma plaquinha com a inscrição “Venci a Covid-19”, Fausto Oliveira, 35 anos, despediu-se da equipe de profissionais do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), onde ficou internado por 17 dias na UTI. Em um gesto de agradecimento, ele fez questão de entregar uma carta e bombons com mensagens escritas à mão.
“Fui muito bem cuidado pelos profissionais de saúde. Eles são muito competentes e não desistiram de mim. Eu só tenho a agradecer aos médicos, enfermeiros, técnicos, psicologia, pessoal da limpeza. Graças a Deus eles estão aqui para cuidar de nós “, disse o paciente.
Ele conta que buscou auxílio médico após acordar de madrugada com 39 graus de febre.  “Fui para a UPA do Núcleo Bandeirante, fui transferido para o Hospital Regional da Asa Norte e, em razão da minha saturação muito baixa, o médico informou que eu precisaria ser intubado. Então, fui encaminhado para o Hospital de Santa Maria”, disse. Fausto lembra que, quando acordou, depois de vários dias na UTI do HRSM, as psicólogas conversaram com ele. “Elas me acalmaram. Tive uma experiência que não esperava passar nunca na minha vida”, contou.
Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde

Fausto escreveu uma emocionante mensagem de agradecimento à equipe de profissionais do Hospital Regional de Santa Maria. Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde

A responsável pelo Serviço de Psicologia, Lara Borges de Sousa, contou que Fausto pode rever os familiares pelos tablets que estão sendo usados para reaproximar pacientes e parentes, já que eles não podem receber visitas.
“Temos percebido grandes benefícios com essa ação idealizada pela equipe, que está empenhada em proporcionar o bem estar dos pacientes e das famílias. O agradecimento do paciente e da família validam as evidências científicas das intervenções psicológicas em UTIs e reforçam o envolvimento da equipe na execução, com excelência dessas intervenções”, afirmou.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]
Um dos vídeos que Fausto recebeu durante a internação no HRSM foi da esposa dele, Jeane Ribeiro, e da filha, Camile Oliveira. ”Estamos torcendo por você e orando muito ao nosso Senhor e Nossa Senhora Virgem Maria para que você venha logo para nossos braços. Estamos morrendo de saudades de você”, disseram.
A psicóloga Elislaine Cristina Pereira de Souza explicou que a equipe de Psicologia do HRSM precisou se adaptar para atender as demandas de familiares e pacientes internados na UTI nesse momento de pandemia. “É gratificante a sensação de saber que estamos fazendo o possível para amenizar o sofrimento e ver o reconhecimento dos familiares a toda a equipe multiprofissional, que diariamente se expõe para prestar atendimento de qualidade”, finalizou.
*Com informações da Secretaria de Saúde