14/07/2020 às 15:31, atualizado em 14/07/2020 às 15:52

Pesquisa tenta melhorar segurança em acessos ao transporte público

Usuário pode auxiliar a identificar melhorias em paradas de ônibus e passagens subterrâneas

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Fundação Getulio Vargas analisa contrato firmado em 2011 com cinco empresas que atendem todo o DF, dividido em cinco bacias.

Uma das principais preocupações da pesquisa é identificar possíveis contribuições para quem faz a travessia entre as quadras 100 e 200 | Foto: Arquivo Agência Brasília

Usuários do transporte público coletivo do Distrito Federal já podem participar da pesquisa sobre segurança em espaços públicos, como paradas de ônibus e passagens subterrâneas. A pesquisa é feita pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), que a disponibilizou no site institucional. Moradores de qualquer região administrativa podem participar.

Ao responder o questionário, disponível na página da Semob (clique aqui para participar da pesquisa), o usuário auxiliará o poder público a identificar possíveis melhorias para o acesso ao transporte público e para o uso de passagens subterrâneas. A pesquisa envolve questões sobre a frequência dos deslocamentos a pé e de uso do transporte público.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os usuários poderão informar sobre a segurança e dizer por quais motivos se sentem inseguros nesses locais, além de dar sugestões para melhorias nesses espaços públicos. A pesquisa indaga ainda se o usuário gostaria de participar de algum programa ou projeto para melhorar a passagem subterrânea, e como a pessoa gostaria que tal participação fosse feita.

Uma das principais preocupações da pesquisa é identificar possíveis contribuições para pessoas que fazem a travessia entre as quadras 100 e 200. Para melhorar a segurança de deslocamento nesses locais, a Semob conta com a parceria da Administração Regional do Plano Piloto e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). O usuário que tiver interesse no tema e quiser mais informações sobre o programa poderá indicar um e-mail para contato.

A pesquisa faz parte do programa Urban Challenge in Latin America, que tem a participação do Governo do Distrito Federal. O projeto é organizado pelo Instituto Sueco, com apoio do Impact HUB, e reúne Brasil, Colômbia e México no objetivo de identificar problemas que envolvam transporte público e desenvolver dados e estratégias de solução.

No Distrito Federal o projeto é coordenado pela Semob com participação da Administração Regional do Plano Piloto, da Secretaria de Segurança Pública, da Secretaria da Mulher e da Secretaria de Relações Internacionais do GDF.

* Com informações da Semob