16/07/2020 às 17:23, atualizado em 16/07/2020 às 20:16

HRL faz primeira cirurgia endoscópica de coluna

Procedimento inovador é minimamente invasivo e mais seguro para o paciente. Secretaria de Saúde quer estruturar o serviço

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Foto: Divulgação / Agência Saúde

A equipe do centro cirúrgico do Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá, realizou, nesta quinta-feira (16), a primeira cirurgia endoscópica de coluna vertebral da rede pública de saúde do DF. A técnica, trazida da Coreia do Sul, utiliza monitores de alta resolução para visualizar o local exato onde deverá ser feito o procedimento. No caso da paciente, era uma cirurgia de urgência para retirar uma hérnia de disco. Ela se recupera bem e já terá alta nesta semana.

Responsável pelo procedimento piloto bem-sucedido, o médico ortopedista Breno Frota precisou fazer uma especialização de um ano na capital sul-coreana, Seul. Os estudos abrangeram a área de cirurgia minimamente invasiva, com foco em endoscopia de coluna. Ao voltar do país asiático, ele mostrou os benefícios que essa prática poderia trazer aos pacientes do HRL.

“Em comparação com o procedimento tradicional, essa técnica consegue ser mais rápida, com menos sangramento, menos chance de dano tecidual e menos infecção, reduzindo os riscos para o paciente”, conta. “É uma cirurgia com mínima invasão e mínima agressividade.”

De acordo com o especialista, o procedimento tradicional exige um corte de 3 a 5 centímetros na pele do paciente. Contudo, a técnica trazida por ele requer uma incisão de apenas 0,8 centímetros, reduzindo as lesões na pele. Conforme sua análise, tão logo termine o repouso, a paciente poderá ser encaminhada à fisioterapia e, seguindo todas as recomendações médicas, estará curada.

“Pela abertura da incisão, usamos um sistema de dilatadores para colocar uma cânula [tubo] de trabalho”, explica. “Através dela é colocado o aparelho de endoscopia, específico para conectar a câmera e a fonte de luz. Com isso, foi possível tirar o fragmento de disco que causava a dor lombar na paciente e afetava seu quadro físico.”

Saúde investe na técnica

Por ser um procedimento piloto, o ortopedista utilizou os próprios materiais, que compõem seu kit de endoscopia. O objetivo da Secretaria de Saúde (SES), porém, é estruturar o serviço de forma a tornar rotineira, no HRL, a cirurgia endoscópica de coluna vertebral.

“A Secretaria de Saúde vem trabalhando nos processos de compra de todo o material necessário”, informa a superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Bevilaqua. “Além disso, a região vem atuando para fortalecer o serviço de maneira que funcione todos os dias da semana.”

Segundo o diretor do hospital, João Meneses, o primeiro passo para isso será o treinamento dos profissionais do centro cirúrgico do HRL com o médico que se especializou na Coreia do Sul, até que os materiais sejam adquiridos pela pasta.

“O HRL já é uma referência em coluna para o DF inteiro”, lembra Meneses. “Queremos garantir mais esse atendimento de ponta, por isso fizemos o procedimento piloto, mas a ideia é que ele continue, para trazer mais conforto e segurança ao paciente.”

* Com informações da SES