16/07/2020 às 13:57, atualizado em 16/07/2020 às 15:01

Seagri entrega patrulhas agrícolas para produtores

As máquinas vão ajudar os agricultores, aumentar a produção e gerar mais renda para as famílias

Por Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

A Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) entregou duas patrulhas agrícolas mecanizadas para produtores rurais de dois assentamentos em São Sebastião. A Associação de Agricultores Familiares Associados Liberdade Quinze de Agosto (AFAL) recebeu um microtrator e uma carreta agrícola para o transporte dos produtos. A patrulha foi adquirida e entregue à Associação com recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal na modalidade Social (FDR Social).

O Fundo de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (FDR) visa promover o desenvolvimento rural com ações que permitam o aumento da produção, da produtividade, da renda e da segurança alimentar com a permanência do homem no espaço rural. Na modalidade social, mediante Acordo de Cooperação com as Organizações da Sociedade Civil, apoia financeiramente, em caráter não reembolsável, projetos comunitários de fomento à produção agropecuária no DF.

Para a presidente da Associação de Agricultores Familiares Associados Liberdade Quinze de Agosto (AFAL), Armina Félix, o microtrator irá ajudar muito os produtores da Associação a aumentar a produção e gerar mais renda para as famílias.

“Nessa crise de pandemia, a procura por alimentos orgânicos e agroecológicos aumentaram muito e eu tenho certeza que o microtrator vai nos ajudar muito a aumentar essa produção. Eu não tenho dúvidas de que todos os assentados serão beneficiados”, afirmou a presidente da Associação, que lembrou ainda, que os produtores também receberam, no início do mês, kits de irrigação contendo uma caixa d’água de 5 mil litros, mil metros de mangueiras de gotejamento e conexões.

O secretário executivo de Agricultura, Luciano Mendes, ressaltou a importância do FDR para o desenvolvimento da agropecuária no DF. Lembrou ainda, que o FDR também pode ser utilizado para a construção e reforma de moradias no campo, por meio do FDR Habitação, que é uma modalidade nova dentro do Fundo e que todas as políticas públicas são importantes e precisam ser exaltadas. “É importante valorizarmos essas entregas que são frutos de políticas públicas”, ressaltou Luciano Mendes.

A presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Denise Fonseca, disse estar muito feliz de ver que o produtor está prosperando e que vai prosperar muito mais com esses equipamentos. “Gostaria de agradecer à Secretaria de Agricultura pela distribuição desses equipamentos e alertar que são equipamentos públicos e devem ser preservados. Teremos muito mais sucesso na agricultura familiar aqui de São Sebastião e podem contar com a Emater que é a casa de vocês”, afirmou.

O diretor de Fundos da Seagri-DF, Edison Roahd, explicou que os equipamentos são adquiridos novos e, através de chamamento público, são cedidos temporariamente, por um período, para entidades como cooperativas e associações, que podem utilizar para serviços nas propriedades dos produtores. As entidades são responsáveis pelo cuidado e zelo dos bens públicos que, após esse período, são cedidos para outros produtores. “As entidades podem ficar até cinco anos com esses equipamentos e é necessário prestar contas sobre o uso. Passado esse tempo, eles voltam para o Fundo para ser disponibilizado para outras entidades. Como foi feito aqui com esse equipamento.”, 

A segunda patrulha foi entregue no Assentamento Pinheira. Foram doados, um trator de 80cv, uma grade aradora, um tombador, um encanteirador, um distribuidor de adubo e uma carreta agrícola, que foram recebidos pela associação local, a qual será a responsável por gerir os equipamentos que irão beneficiar cerca de 50 famílias da região. Desta vez, a ação fez parte dos trabalhos da Subsecretaria de Políticas Sociais Rurais, Abastecimento e Comercialização (Spac) e os recursos são provenientes de emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil, da deputada Erika Kokay, para o fomento da agricultura familiar.

Segundo o subsecretário João Pires, foi realizado um chamamento público pela Spac e a Associação Pinheiral foi a vencedora. “Esses equipamentos chegaram em uma boa hora e, coincidentemente, logo após o Decreto que criou o Assentamento Pinheiral”, ressaltou.

Participaram das entregas, além de produtores locais, o presidente da Centrais de Abastecimento (Ceasa-DF); a diretora executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade; o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de São sebastião, Armandino José; o Major Panisset da Polícia Militar e representantes da deputada Érika Kokay.

* Com informações da Seagri