16/07/2020 às 14:56, atualizado em 16/07/2020 às 15:47

Metrô oferece Cartão BRB Mobilidade nas estações

Já estão funcionando os guichês das estações Central (Rodoviária do Plano Piloto), Galeria dos Estados e Terminal Ceilândia

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) deu mais um passo para a unificação do sistema de bilhetagem. Os usuários agora poderão adquirir o cartão do BRB Mobilidade (Bilhete Único), que dá acesso aos ônibus e ao sistema metroviário, em oito estações, além dos demais postos do BRB Mobilidade.

O BRB, responsável pelo processamento de todo o Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), está montando 10 postos de atendimento em oito estações (confira tabela abaixo). Já estão funcionando os guichês das estações Central (Rodoviária do Plano Piloto), Galeria dos Estados e Terminal Ceilândia. As demais devem estar em funcionamento até amanhã (sexta-feira, 17).

Os guichês serão exclusivos para cadastro; o cartão sai na hora e é gratuito. A recarga continua sendo feita normalmente nos demais guichês das bilheterias de todas as estações. Para realizar o cadastro, são necessários apenas dados pessoais, como endereço, a carteira de identidade e o CPF. O cadastro nas estações é temporário, mas ainda sem data definida para terminar.

Importante lembrar que, além das estações, o cadastro está disponível no site do BRB Mobilidade e a recarga, pelo aplicativo, evitando filas. O acesso ao cadastro no site também pode ser feito usando o QR Code impresso nos cartazes próximos aos guichês.

ESTAÇÃO GUICHÊS DISPONÍVEIS

AO BRB MOBILIDADE

Central (Rodoviária) 3 e 4
Galeria 3
Shopping 1
Águas Claras 1 e 2
Praça do Relógio 1
Ceilândia Centro 4
Terminal Ceilândia 1
Terminal Samambaia 1

A medida visa facilitar o acesso ao sistema, sobretudo para aqueles passageiros que não usam o metrô-DF frequentemente e que tinham de se deslocar aos guichês da bilheteria para comprar uma passagem em dinheiro. Com o cartão, eles poderão comprar quantas passagens quiserem. Além de facilitar o processo, é uma forma de evitar a circulação de notas de dinheiro, mais uma medida para evitar o risco de contágio por coronavírus.

Outra vantagem de adquirir o cartão é a integração, válida para três acessos em ônibus e/ou metrô, um subsequente ao outro, sem retornar ao ponto de partida, no intervalo máximo de até três horas a contar do primeiro acesso, e pagando uma tarifa única de R$ 5,50.

Atualmente, o metrô-DF trabalha com dois modais de venda de bilhetes. O modal de venda de múltiplas passagens é o Cartão BRB Mobilidade (Bilhete Único), que pode ser carregado com quantas passagens o usuário quiser, mediante cadastro.

O outro modal é o Cartão Unitário, que dá acesso a uma única viagem, e é comprado nas estações. Este sistema está em fase de mudança e, em breve, será totalmente substituído. A ideia é que todos os usuários tenham o cartão do BRB Mobilidade.

* Com informações do Metrô-DF