20/07/2020 às 08:51, atualizado em 20/07/2020 às 09:04

Ginásio, galpão e biblioteca serão reformados em Santa Maria

Empresas interessadas em participar da licitação têm até o dia 30 para enviar propostas. Intervenções ocorrerão ainda neste ano

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Interditada pelo Corpo de Bombeiros, quadra do ginásio poliesportivo será recuperada até o fim do ano | Fotos: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Foi em junho de 2019 que os usuários do Ginásio Poliesportivo de Santa Maria deixaram de frequentar o espaço. Com falhas estruturais e deficiências na parte elétrica e no sistema de combate a incêndio, a área de práticas esportivas e de lazer acabou interditada pelo Corpo de Bombeiros. Até o final do ano, porém, a quadra voltará ao usufruto da população, como parte de uma série de reformas previstas pelo GDF.

Até as 9h30 do dia 30 deste mês, a Administração Regional de Santa Maria recebe as propostas das empresas interessadas em executar essa e outras obras na região. Publicado na edição do dia 14 do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o edital com todas as informações do que será feito inclui ainda intervenções no Galpão Cultural da QC 01 e na Biblioteca Pública Monteiro Lobato.

Com problemas de segurança e falhas nas instalações elétricas, o ginásio poliesportivo receberá pintura nas grades enferrujadas, instalação de equipamentos de acessibilidade, correções dos problemas estruturais na edificação, reforma elétrica e hidrossanitária, instalação de sistemas de combate a incêndio e pânico e, por fim, a construção de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) – o para-raios.

Reforma aguardada

Atleta de bicicross, Fernando Luiz da Silva Souza, 40 anos, dono de um lava a jato em Santa Maria, conta que o ginásio, além de servir para jogos de futebol, basquete e vôlei, também hospedava, à noite, esportistas de outros estados que competiam por lá, já que a rede hoteleira é escassa. “Está nos fazendo muita falta”, diz. “Depois da interdição, [o ginásio] nos deixou ansiosos pela sua revitalização, já que agrega muitos esportes, tanto amadores quanto profissionais”.

A mesma falta sente a jogadora profissional de futebol de Santa Maria Rosangela dos Santos, a Neném. Sempre envolvida em torneios esportivos com atletas de várias regiões administrativas (RAs), a atleta diz não ver a hora de encontrar a área aberta e em revitalizada, tão logo passe a pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a administradora de Santa Maria, Marileide Romão, a volta do ginásio reformado em segurança é uma demanda antiga da população. “Na administração regional, recebemos muitos pedidos para a volta das atividades ao local”, afirma. “É menos um espaço que estávamos deixando de oferecer para a comunidade”.

Galpão e biblioteca

No Galpão Cultural estão previstas demolições, impermeabilizações, revestimentos e a construção de uma rampa de acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Intervenções semelhantes ocorrerão na Biblioteca Pública Monteiro Lobato.

As obras nos dois espaços e no ginásio estão orçadas em R$ 671.180, recursos oriundos de emenda parlamentar da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Após a assinatura do contrato, a empresa vencedora terá até cinco dias para iniciar as obras e três meses para concluí-las. A expectativa é que tudo seja finalizado ainda este ano.

Nova quadra na CL-202

Demanda antiga da população de Santa Maria, a quadra esportiva da CL-202 será completamente demolida e reconstruída. Também foi publicado no DODF o processo licitatório da obra, que prevê a construção de um novo estacionamento no local.

Com dimensões de 25m X 14m, o espaço vai receber partidas de futsal ou de voleibol. O projeto paisagístico prevê árvores ornamentais de amoreira-negra e quaresmeira-roxa. Para fornecer auxílio na locomoção pessoal de deficientes visuais, a quadra contará com piso tátil – faixas em alto-relevo fixadas no chão que auxiliam nas caminhadas.

Confira o edital de licitação publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), também disponível no site da Administração Regional de Santa Maria. Outras informações poderão ser solicitadas pelo e-mail cpladmsantamaria@gmail.com.