20/07/2020 às 14:31, atualizado em 20/07/2020 às 18:53

Setor Hospitalar Sul tem 90% das obras executadas  

Mercado das Flores também foi contemplado com a ação. Local, totalmente revitalizado, deve ser entregue na primeira quinzena do próximo mês

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília  I Edição: Carolina Jardon

Revitalização do Setor Hospitalar Sul deve ficar totalmente pronta em Agosto. Foto: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

Em fase final, as obras do Setor Hospitalar Sul (SHS) vão garantir acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção, pavimentação das calçadas, estacionamentos regulares, quiosques legalizados, troca de iluminação, paisagismo, sinalização, drenagens de águas pluviais entre várias outras melhorias para a região. A previsão de entrega do local, totalmente reformado, é na primeira quinzena de agosto. 

“É preciso uma fiscalização maior para impedir que os carros voltem estacionar em cima das calçadas reformadas”, alerta o comerciante. Foto: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

Leonardo Sardinha, 28 anos, tem um quiosque de lanches há 30 anos no SHC. Ele afirma que a região precisava passar por revitalização. “Esse projeto é muito importante para Brasília e pode servir como modelo para outros estados”, comenta.

“Agradecemos as melhorias, como a questão do estacionamento, por exemplo, que é complicada. É preciso uma fiscalização maior para impedir que os carros voltem estacionar em cima das calçadas reformadas”, alerta o comerciante. 

A proposta é uma ideia da Secretaria de Projetos Especiais. O secretário-executivo da pasta, Roberto Andrade, explica que o projeto foi financiado pela iniciativa privada, ao custo de cerca de R$ 6 milhões. “É um trabalho em equipe, que envolve vários órgãos do governo local, em parceria com empresários da região”, destaca.   

A obra do setor está 90% pronta. Foto: Paulo H Carvalho/Agência Brasília

O projeto de requalificação do local foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e envolve as pastas de Obras e Infraestrutura (SO) e de proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), a Administração do Plano Piloto, o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), além das companhias de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), da Energética de Brasília (CEB) e da Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) . 

Anamaria de Aragão, coordenadora de projetos da Seduh, ressalta que a obra faz parte da requalificação de setores centrais da cidade. “Foram escolhidos locais prioritários.

Com relação ao Setor Hospitalar Sul, o objetivo é melhorar a acessibilidade e proporcionar mais segurança para pedestres e ciclistas que tinham dificuldade de transitar na região”, reforça. “Os estacionamentos também foram organizados e regularizados, além dos quiosques de alimentação”. 

Mercado das Flores 

“Tinha motorista que quase colocava o carro dentro da loja, mas agora será diferente. Estou muito feliz com a obra”, comemora a comerciante. Foto: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

O Mercado das Flores também foi contemplado na reforma. O local recebeu passeios novos e estacionamento. “No Plano Piloto temos apenas duas feiras, o Mercado das Flores e a da Torre [de TV]. São pontos icônicos e turísticos que precisavam passar por reforma para continuar gerando economia para a cidade”, comenta a administradora, Ilka Teodoro. 

Há 30 anos Áurea Dantas, 54 anos, tem uma loja de flores no local. A expectativa dela é que, com a revitalização, as vendas aumentem. “Será mais atrativo para os clientes. Tinha motorista que quase colocava o carro dentro da loja, mas agora será diferente. Estou muito feliz com a obra”, comemora a comerciante. 

Adote uma praça 

Administrado pela Sepe (Secretaria de Projetos Especiais), o programa Adote uma praça tem como objetivo firmar parcerias com empresários e moradores da capital para a manutenção e recuperação de locais públicos, como praças, jardins, rotatórias e canteiros de avenidas, assim como monumentos, pontos turísticos, entre outros.

Desde que foi instituído, em 2019, o programa já recebeu 57 pedidos de adoção de moradores de várias regiões do DF. 33 foram assinados, 12 projetos entregues, 14 em fase de finalização e 15 administrações participando da proposta. O primeiro termo assinado foi o do estacionamento do Hospital Brasília.    

Para ajudar o governo a melhorar e manter áreas públicas adotando algum espaço, entre em contato com a administração regional da cidade. O órgão pode informar a documentação necessária para o procedimento. Em caso de dúvidas, a Secretaria de Projetos Especiais também pode ajudar. Basta ligar, gratuitamente, para o número 3961-1538.

SHS