23/07/2020 às 15:02, atualizado em 23/07/2020 às 18:25

Ambulatório de Disfunção Miccional começa a funcionar

Cerca de 1,6 mil pacientes serão beneficiados com o novo serviço da rede pública

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Novo ambulatório vai funcionar todas as quartas-feiras pela manhã, com atendimento de agenda aberta | Foto: Secretaria de Saúde

Já está em pleno funcionamento, em toda a rede pública de saúde, o Ambulatório de Disfunção Miccional. Este serviço é destinado ao atendimento do Usuário com Necessidade de Cateterismo Vesical Intermitente, que prevê dispensação do cateter vesical (sonda para coleta de urina) para cateterismo limpo intermitente de usuários cuja condição clínica exige o procedimento em domicílio.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

No entanto, algumas complicações justificam a substituição do cateter convencional pelo cateter hidrofílico, uma sonda mais suave que as demais – tais instrumentos foram desenvolvidos com o objetivo de facilitar a técnica de cateterismo vesical intermitente, proporcionando mais conforto ao paciente. Para melhorar a assistência destes pacientes, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) decidiu fazer a aquisição do cateter hidrofílico.

Em contato com água, a camada de polímero desse tipo de cateter o torna deslizante, o que facilita a entrada e mantém lubrificada toda a uretra, proporciona menor fricção ou trauma uretral e reduz os índices de complicação, sendo as mais recorrentes as infecções de repetição, o sangramento persistente e a infecção de trato urinário.

“Este novo cateter vai possibilitar a melhoria da qualidade de vida, evitar internações por infecção e dar mais autonomia para os pacientes – pois, como é um material superior, mais confortável e bem mais fácil na hora de realizar o cateterismo, só é preciso higienizar as mãos e a região genital”, explica Ana Paula Arboés, enfermeira do Ambulatório de Disfunção Miccional do Hospital da Região de Saúde Leste.

Segundo a profissional, o novo cateter já vem com um gel. O antigo, além de ter um material mais abrasivo, requer o uso de uma pomada lubrificante. A troca por este novo cateter vai ajudar muito na autonomia dos pacientes.

Mais suave, cateter hidrofílico assegura diversos benefícios para pacientes com complicações urinárias | Foto: Secretaria de Saúde

Os cateteres hidrofílicos, em comparação com os cateteres convencionais, reduzem o atrito da inserção da sonda e as possibilidades de inflamação uretral. De acordo com Ana Paula, a média de pacientes que fazem a troca do cateter, diariamente, em toda a rede é de cerca de 1,6 mil.

Serão contemplados pelo novo atendimento os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), residentes no Distrito Federal, que sejam portadores de necessidades especiais e que já realizam ou realizarão o cateterismo intermitente em qualquer idade. Também serão atendidos os que apresentem ou venham a apresentar uma ou mais das seguintes complicações e/ou condição clínica: sangramento, estenose, infecções de repetição e tetraparesia.

As complicações associadas ao cateterismo intermitente em longo prazo, embora menos comuns do que no cateterismo uretral de demora, incluem infecções do trato urinário, trauma uretral com sangramento, estreitamento uretral e falso trajeto na mucosa uretral.

Atendimento

O Ambulatório de Disfunção Miccional do Hospital da Região de Saúde Leste vai funcionar todas as quartas-feiras, no horário da manhã, com atendimento de agenda aberta. Ainda de acordo com a enfermeira Ana Paula, o ambulatório é para pacientes bem específicos que serão triados nesse serviço.

Confira onde funciona as demais unidades que oferecem o serviço:

* Com informações da Secretaria de Saúde