23/07/2020 às 19:23, atualizado em 23/07/2020 às 19:24

Corpo de Bombeiros dá suporte no transporte de pacientes

Ambulâncias estarão em hospitais das sete regiões e prestarão atendimento de segunda a sexta, das 9h às 17h

Por Agência Brasília * | Edição: Renato Ferraz

Desde esta quinta-feira (23), todas as sete regiões de Saúde do Distrito Federal têm o apoio de ambulâncias do Corpo de Bombeiros para ajudar no transporte de pacientes. As viaturas ficam disponíveis nos hospitais regionais do Gama, Planaltina, Guará, Ceilândia, Taguatinga, Paranoá e Asa Norte.

Foto: Agência Saúde/DF

“Esta parceria é muito importante para a Secretaria de Saúde. Com a pandemia, estamos tendo alguns gargalos para conseguir suprir toda a demanda. Essas viaturas vão apoiar para que pacientes possam realizar exames, serem transferidos de unidades e nos resgates”, explica o diretor-geral do Complexo Regulador de Saúde, Petrus Sanchez.

Os veículos do Corpo de Bombeiros prestarão assistência nos sete hospitais de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. As viaturas vão atender todas as demandas solicitadas pelas equipes e serão utilizadas não só pelos pacientes com Covid-19, mas também para atender outras casos.

“Essas viaturas serão um reforço para os hospitais. O que houver de demanda a equipe prestará apoio, independente se é paciente com Covid-19 ou sem”, afirma Petrus.

Foto: Agência Saúde/DF

No início de julho, uma nova parceria entre o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros colocou à disposição da população do Distrito Federal outras 20 viaturas para atendimento móvel de pacientes da Covid-19.

A parceria decorre de uma portaria do Governo do Distrito Federal que instituiu o serviço de atendimento pré-hospitalar e funcionará da seguinte forma: 20 viaturas do corpo de bombeiros, que serão devidamente equipadas, passarão a ficar à disposição da Saúde.

Elas servem para dois tipos de atendimentos aos pacientes da Covid-19: um de suporte avançado, dedicado aos pacientes com quadro grave, que necessitam de transporte para um leito de UTI, e outro para os egressos destes leitos que ainda necessitam de acompanhamento médico.

* Com informações da Secretaria de Saúde/DF