24/07/2020 às 19:38, atualizado em 28/07/2020 às 16:04

Vicente Pires cada vez melhor com ações do GDF Presente

Programa também finaliza mutirão de serviços em São Sebastião e Sudoeste com resultados elogiados pela população

Por Rosi Araújo, da Agência Brasília | Edição: Fábio Góis

Cuidados com Vicente Pires continuam a todo vapor em ações diversas, como poda de árvores | Foto: AR Vicente Pires

O trabalho conjunto do GDF Presente e da Administração Regional de Vicente Pires se concentraram, nesta sexta-feira (24), na remoção de construções irregulares da Rua 12. O objetivo é preservar o andamento das obras de drenagem e pavimentação executadas no local pela Secretaria de Obras e Infraestrutura. Para garantir a continuidade dos trabalhos, equipes da administração regional e do Polo Adjacente 2 providenciaram maquinário e mão de obra, ao mesmo tempo em que os responsáveis pelos chamados puxadinhos colaboraram com autorização para retirada.

O polo colaborou também no serviço de supressão de árvores na Rua 7, serviço pelo qual moradores e comerciantes esperavam há muito tempo. Apenas uma das árvores foi preservada, pois nela um ninho de João-de-Barro serve para que os pássaros inquilinos choquem ovos com filhotes.

[Numeralha titulo_grande=”39 toneladas” texto=”de lixo verde e inservíveis recolhidas do Sudoeste” esquerda_direita_centro=”centro”]

Comerciante de materiais de construção, Sidney Lopes, 41 anos, conta que enfrentava problemas com as árvores ao lado da loja. No ano passado, por exemplo, um galho caiu sobre o estabelecimento, danificando-lhe uma das paredes. “Já tínhamos solicitado o corte das árvores há muito tempo, mas nada foi feito. A Novacap [Companhia Urbanizadora da Nova Capital], na época, avaliou e disse que havia o risco de cair”, recorda Sidney.

Somente depois de procurar a Administração de Vicente Pires o comerciante teve sua demanda atendida. Sidney Lopes conta ainda que, quando o administrador, Daniel de Castro, teve conhecimento do problema, rapidamente o solucionou.  Já Daniel atribui a celeridade do trabalho à parceria com o GDF Presente, que disponibiliza toda a estrutura do GDF, prontamente, no sentido de levar melhorias às regiões administrativas.

“Temos como nos preparar com relação às prioridades de ação, porque sabemos que o polo chega à cidade a cada 45 dias”, observa o administrador regional.

Missão cumprida

Para finalizar a semana, o reforço das equipes do GDF Presente nas regiões administrativas do DF tem conseguido ampliar e agilizar o atendimento às solicitações dos moradores. As ações no Sudoeste, por exemplo, renderam bons resultados entre os dias 20 e 24 de julho – mais de 39 toneladas de lixo verde e inservíveis recolhidas, execução e pintura de dois quebra-molas, sinalização vertical, capina e limpeza de meios-fios para pintura na 1° Avenida e finalização da pintura do parquinho infantil da SQSW 101.

“Recebemos solicitações recorrentes da população e, com a ajuda [do programa], ganhamos tempo hábil para resolvê-las, devolvendo uma cidade mais limpa, bonita, eficiente e garantindo que novos trabalhos possam ser iniciados e finalizados”, elogiou o administrador do Sudoeste, Daniel Crepaldi.

Parquinho infantil da SQSW 101 do Sudoeste no capricho para quando os pequenos voltarem da quarentena | Foto: AR Sudoeste

Já na região de São Sebastião os moradores contaram com uma intensa operação tapa-buracos: em dois dias foram aplicadas 20 toneladas de massa asfáltica para o reparo das ruas. Na área rural, o Polo Leste patrolou, no Morro da Cruz e no Assentamento Recanto da Conquista, respectivamente 2 e 5 quilômetros de estradas rurais.

Comerciante do Assentamento Recanto da Conquista, Alcides Gomes de Aguiar, 59 anos, disse que a estrada melhorou muito com a presença do GDF Presente. “Fizeram um bom trabalho nesta semana. Eu moro há mais 10 anos na região e nunca vi tanto cuidado conosco”, comentou o comerciante.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Assim como em outras vias da malha rural do DF, no local o estado de conservação era ruim em razão do alto volume de chuvas na estação mais recente. “Estava péssima, muito buraco. Até para andar a pé era difícil. Depois do conserto, mudou da água para o vinho”, comemorou Alcides.

Interação é o caminho

Também integrou o cronograma de ações o recolhimento de galhos no centro de São Sebastião – o volume recolhido corresponde a 50 toneladas de resíduos. O administrador regional, Alan Valim, lembrou que a administração e o GDF têm feito sua parte e aproveitou para dirigir um questionamento à população.

“E você, o que tem feito para melhorar a cidade?”, quis saber Alan Valim, para quem a interação do poder público com os cidadãos é o caminho para a construção de uma cidade mais estruturada, organizada e digna de morar.