27/07/2020 às 18:07

Iges-DF festeja o Dia do Pediatra e destaca papel do HRSM 

Atendimento beneficia toda a região de Santa Maria e é focado em crianças de 0 a 14 anos em casos de emergência de baixa e alta complexidade

Por Agência Brasília * | Edição: Renato Ferraz

A equipe de pediatras do HRSM já soma 100 profissionais divididos entre várias sub-especialidades. Os cuidados pediátricos beneficiam crianças de 0 a 13 anos, 11 meses e 29 dias, em casos de emergências de baixa e alta complexidade. O diretor-presidente do Iges-DF, Sergio Costa, lembra que a unidade atende a população de Santa Maria e entorno e foca nos atendimentos priorizados pela classificação de risco vermelho, amarelo e laranja.

Foto: Iges-DF/Divulgação

“Essa estratificação visa estabelecer prioridade aos atendimentos, a partir do seu nível de complexidade. Os pacientes classificados em verde são aqueles que não estão em risco potencial e podem ser atendidos em unidades básicas de saúde. Essa forma de hierarquizar os atendimentos organiza fluxo e melhora a estruturação do atendimento, principalmente em épocas de alta demanda”, explica Costa.

O superintendente operacional do HRSM, Ubiraci Nogueira, conta que a unidade de pediatria funciona desde 2018 e atende, em média, 200 pacientes mensalmente. “Temos estrutura de box pediátrico, que funciona como uma unidade de terapia semi-intensiva, com seis leitos equipados com ventiladores mecânicos. Além disso, temos uma unidade de cuidados prolongados e de internação em pediatria”, ressalta ele. 

Para o médico Deivson Mundim, que atende na emergência do hospital, a especialidade é empolgante e inspiradora e um campo que desafia o profissional a todo o tempo. “A escolhi por ser uma especialidade desafiadora, por perceber a importância de estarmos capacitados para o enfrentamento de situações inesperadas”, diz ele. 

Mundim lembra que a criança, quando doente, é um ser que nos traz informações sutis sobre seu estado clínico. “Por isso, precisamos ter o feeling para perceber e intervir adequada e oportunamente. Além disso, a relação com a família em sofrimento e o nosso papel de acolher e acalmar nos traz recompensas imensuráveis. Eu amo o que faço”, afirma Deivson.


Dia do Pediatra
É celebrado anualmente no dia 27 de julho, data escolhida por ser o dia da fundação da
Sociedade Brasileira de Pediatria, ocorrida em 1910.


* Com informações do Iges-DF