28/7/20 9:26
Atualizado em 28/7/20 às 11:34

Obra suspende fornecimento de água do Guará ao Plano

Retorno à normalidade será às 8h desta quarta-feira (29). Medida afetará Cruzeiro, SIA, Octogonal e Sudoeste

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) dá início, nesta terça (28), às obras de interligação da unidade de bombeamento aos novos reservatórios do Plano Piloto.

Fundamental para assegurar melhores condições de abastecimento, a operação, que desativará definitivamente o antigo reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Brasília, requer a suspensão temporária do fornecimento de água em diferentes pontos da cidade.

Confira, abaixo, os locais em que a água deixará de ser fornecida no período das 8h desta terça até as 8h de quarta-feira (29).

  • Guará (toda a região): Guará I, Guará II, Setor Habitacional Lucio Costa, Expansão do Guará, SOF do Guará; Carrefour, Setor Park Sul, Superquadra Park Sul (SQPS); Setor de Garagens e Concessionárias de Veículos (SGCV), Setor de Oficinais Sul (Sofs), todo o Setor de Múltiplas Atividades Sul (Smas), Metrô-DF – Park Shopping, Leroy Merlin, Extra Hipermercado, CasaPark, Florida Mall, Superquadra Brasília (SQB), Colônia Agrícola Águas Claras (Caac) / Chácaras; Colônia Agrícola Bernardo Sayão (Cabs); Colônia Agrícola Iapi.
  • Cruzeiro: Cruzeiro Novo, Setor Residencial Interno – SRI e Octogonal.
  • Sudoeste: toda a localidade, incluída a área do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
  • SIA: toda a localidade, exceto o Setor de Inflamáveis (SIN).
  • Plano Piloto: todo o Setor de Garagens Oficiais (SGO); todo o Setor de Indústrias Gráficas (SIG); todo o Setor de Abastecimento e Armazenamento Norte (Saam); Setor Militar Urbano (SMU), exceto o Hospital Militar de Área de Brasília (Hmab); todo o Regimento de Cavalaria e Guarda (CGD), inclusive o Batalhão da Guarda Presidencial (BGP); todo o Setor de Múltiplas Atividades Norte (Sman); atodo o Setor de Oficinas Norte (Sofn); todo o Setor Policial Sul (SPS; todo o Setor de Administração Municipal (SAM), inclusive TCB, SLU, TCDF, MPDFT, Palácio do Buriti e TJDFT, Centro de Convenções e Torre de TV; Setor de Grandes Áreas Sul (SGAS) 901 a 908; Setor Habitacional de Casas Geminadas Sul (SHCGS) 702 a 708,; Comércio Local Sul (CLS) 702 a 708; Administração do Parque da Cidade; Instituto Médico Legal (IML); todo o Setor Recreativo Parque Norte; Parque Ferroviário de Brasília (Rodoferroviária); todo o Setor Policial (SPO ); todo o Setor Terminal Sul (STS).

Atendimento emergencial

Caso haja necessidade, as unidades de saúde das regiões afetadas serão atendidas por meio de serviços de caminhão-pipa. Cada unidade usuária, informa a Caesb, deverá contar com reservatório (caixa d’água) que comporte um volume mínimo correspondente ao consumo médio diário de água, conforme dispõe o artigo 50 da Resolução da Adasa nº 14, de 27 de outubro de 2011.

Com isso, os usuários não deverão ser afetados pela interrupção no fornecimento de água. Segundo o Parágrafo Único, o usuário é responsável pela limpeza e desinfecção da instalação predial de água e do reservatório predial antes da ligação definitiva de água, e posteriormente pela limpeza e desinfecção semestral do reservatório predial.

Tempo vencido

Em funcionamento desde 1960, o Reservatório da Estação de Tratamento de Água Brasília, conhecido como R1, chegou ao final de sua vida útil. Em seu lugar, estão sendo erguidos dois novos reservatórios metálicos de 15.000 m³ cada, ampliando a capacidade atual de 20.000m³ para 30.000m³. Atualmente, o R1 opera com 70% de sua capacidade nominal.

A obra, que demandou recursos de R$ 35 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), teve início em fevereiro do ano passado, a partir da construção dos reservatórios metálicos de aço carbono.

R$ 35 milhõesRecursos empregados na ampliação do sistema de abastecimento da Caesb

Os novos reservatórios vão aumentar a disponibilidade hídrica para a população que já é abastecida pela ETA Brasília, reduzindo consideravelmente o risco de falta d’água, devido ao aumento da capacidade de reserva. Com a vantagem de exigir menos manutenção, os s equipamentos garantem maior segurança operacional, flexibilidade, robustez e autonomia na operação do sistema.

Avisos

Confira, abaixo, locais em que usuários da Caesb podem acessar informações e avisos sobre falta d’água.

 

 

 

* Com informações da Caesb

* Com informações da Caesb