30/07/2020 às 16:35, atualizado em 30/07/2020 às 17:58

Transmissões ao vivo para fortalecer e confortar servidores

Projeto “Momento de Paz”, desenvolvido pela Secretaria de Economia, promove palestras semanais com representantes de diversas religiões

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

A Secretaria de Economia (SEEC) promove em seu canal no YouTube uma série semanal de palestras de caráter inter-religioso chamado “Momento de Paz”. Todas as sextas-feiras, às 9h, representantes de diversas religiões participam das transmissões ao vivo. Nesta próxima sexta (31), a conferência terá a participação de Augustus Nicodemus Lopes, pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Recife, teólogo, professor e autor de diversas obras literárias.

A iniciativa é de autoria da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida, vinculada à SEEC, em parceria com a Coordenação de Assuntos Religiosos. Antes das transmissões ao vivo no YouTube, os primeiros encontros foram realizados por duas importantes figuras religiosas do DF: o bispo JB Carvalho, líder da igreja Comunidade das Nações, e Dom Marcony, bispo auxiliar de Brasília.

A primeira edição transmitida ao vivo do projeto foi realizada no dia 10 com o pastor evangélico Cláudio Duarte, líder do Projeto Recomeçar. Na semana seguinte, o palestrante convidado foi o Babalawô Ivanir dos Santos, sacerdote do candomblé, doutor em História Comparada pela UFRJ e Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Na última sexta-feira, Saulo César Ribeiro da Silva, membro da Federação Espírita de Brasília, foi o terceiro participante a participar da transmissão ao vivo.

O objetivo do projeto, criado pelo secretário de Economia, André Clemente, é fortalecer e dar conforto aos servidores neste momento de pandemia. “Pequenos momentos de reflexões e alinhamentos das equipes de servidores públicos podem significar mais qualidade de vida, ambiente de trabalho mais digno e, em consequência, serviço público de excelência para a população”, afirma o titular da pasta.

Para o coordenador de Assuntos Religiosos do GDF, Kildare Araújo, o projeto é algo que vai além do caráter religioso das palestras. “O momento ecumênico foi pensado dentro da perspectiva de respeitar a diversidade religiosa dos servidores.

Não é um momento de culto, não é uma celebração, e sim de trazer uma palavra ou reflexão para uma perspectiva mais ampla do que a religião. Precisamos cuidar do próximo, é uma das grandes lições que a pandemia trouxe para a gente”, ressalta.

Serviço

MOMENTO DE PAZ

Convidado da semana: Augustus Nicodemus Lopes

Data: 31/07 (sexta-feira)

Horário: 9h

Link: https://www.youtube.com/watch?v=-4J_W3I-ZOE