31/07/2020 às 10:54, atualizado em 17/04/2024 às 15:41

Setur-DF encerra projeto ‘Julho em Quatro Athos’ 

Visita virtual guiada ao Itamaraty marca fim das entrevistas, depoimentos e passeios ciclísticos que homenagearam Athos Bulcão

Por Agência Brasília * | Edição: Renato Ferraz

Durante a pandemia, brasilienses e visitantes de todo mundo receberam um presente especial para vivenciar a capital federal de uma forma segura e muito criativa: a Live Tour Brasília, uma websérie criada pela Secretaria de Turismo para apresentar roteiros temáticos que passam por importantes pontos turísticos da cidade.  

Foto: Ministério das Relações Exteriores/Divulgação

No mês de julho, todas as edições da Live Tour foram dedicadas aos lugares por onde Athos Bulcão espalhou suas obras – como parte do projeto Julho em Quatro Athos, que celebra e a memória e o legado desse grande artista, que trouxe cor e afeto para o modernismo da cidade. 

Guias de turismo especializados chegaram a reunir até três mil seguidores pelo Instagram nos tours virtuais realizados pelos monumentos que contemplam obras de Athos.

Foto: Fundação Athos Bulcão

O projeto encerra-se nesta sexta-feira (31), com uma visita virtual guiada pelo Palácio do Itamaraty, outro local de tirar o fôlego quando assunto é arquitetura e design. 

Projetado por Oscar Niemeyer e com paisagismo de Burle Marx, o edifício encanta quem passa pela Esplanada dos Ministérios, mas também impressiona quem tem a chance de conhecê-lo por dentro com belíssimos trabalhos de Athos, como pisos e murais que enriquecem os ambientes com jogos sutis de padrões e relevos.

Para a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, encerrar o projeto no Itamaraty tem um valor especial, além de ser uma oportunidade única de conhecer uma das maiores maravilhas da arquitetura moderna que não está aberta para visitação desde setembro de 2019.

“Tivemos um mês intenso, repleto de homenagens ao gênio que coloriu a nossa capital com seu talento. E é uma honra poder encerrar este projeto no Palácio do Itamaraty, que está fechado há quase um ano para visitação. Esse é um dos monumentos que mais encantam e impressionam, considerado a sala de visitas do nosso Brasil.”

 Não perca nesta sexta-feira (31) a última Live Tour especial do projeto, que será transmitida às 16h pelo Instagram da Setur.


* Com informações da Setur-DF