05/08/2020 às 17:47

Dia Nacional da Saúde: Iges-DF celebra investimentos 

Novo modelo de gestão foi criado para oferecer apoio à rede com atendimento de qualidade para a população

Por Agência Brasília * | Edição: Renato Ferraz

Na data em que é celebrado o Dia Nacional da Saúde, o Instituto de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), instituído há um ano e meio, já tem uma história de sucesso na capital. Considerado uma das maiores inovações em gestão hospitalar pública do Brasil, ele foi criado com a aprovação do projeto de lei Nº 1/2019, enviado pelo governador Ibaneis Rocha à Câmara Legislativa do DF – votado e aprovado em 24 de janeiro de 2019.

O texto foi sancionado com a Lei Nº 6.270, de 30 de janeiro de 2019 – incluindo, além do Hospital de Base (HB), o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e as seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). 

Para o diretor-presidente do Iges-DF, Sergio Luiz da Costa, os atendimentos ambulatoriais, procedimentos com finalidade diagnóstica, consultas, cirurgias, acolhimento, atendimento em radio e quimioterapia, o tornaram num complexo de excelência no DF. “O Iges-DF já está inserido no contexto histórico de Brasília, com seriedade e qualidade para que a população tenha o sistema de saúde que merece”, destaca.

Foto: Agência Iges-DF/Divulgação

Ao longo desse tempo de existência, o Iges-DF investiu cerca de R$ 40 milhões em infraestrutura. Obras e reformas foram iniciadas, culminando na instalação de aparelhos como o PET-CT e reativação de andares e salas cirúrgicas no Hospital de Base.

Os investimentos tecnológicos também têm espaço, assim como a aquisição e manutenção de equipamentos e a renovação dos mobiliários a fim de que colaboradores e pacientes contem com espaços adequados para trabalhar e receber atendimento. Para isso, a soma de investimentos chega a R$ 11, 1 milhões.

Entre outras ações, o Iges-DF também disponibilizou uma sala exclusiva para ortopedia no HB, salas de cirurgia eletivas aos sábados, criação de enfermaria específica para pacientes oncológicos, abertura de novos leitos no HB, HRSM e UPA de Sobradinho e lançamento do Projeto Humanizar – com 100 monitores para acolher os pacientes.

Um grande marco também foi a retomada das cirurgias cardíacas de peito aberto no HB e a ampliação do serviço de uma empresa especializada em radiologia do HB para UPAs e HRSM. Também foi implantado um novo sistema de gestão hospitalar para otimizar os recursos e dar ainda mais transparência e celeridade aos processos.

As forças-tarefas de cirurgias no Hospital de Base, por sua vez, somam mais de 200 procedimentos. A fim de desospitalizar o maior número de internados que aguardam pelas operações, as ações, desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Saúde, têm contado com o apoio das equipes e devem ser realizadas até o mês de dezembro nas mais variadas especialidades.

Apoio à comunidade
A atuação do Iges-DF não se limita apenas ao atendimento de quem chega até suas unidades. Vale destacar as campanhas desenvolvidas, como as revistas produzidas e doadas para a Secretaria de Educação no sentido de auxiliar na prevenção da dengue. Já para o atendimento de pacientes com sintomas da doença, as UPAs se colocaram como referência atendendo 15,5 mil pessoas.

Combate à Covid-19
O Iges-DF também desempenha papel fundamental no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Além da abertura de 248 leitos de UTI para atendimento de pessoas diagnosticadas com a Covid-19 e mais 114 leitos de retaguarda distribuídos nas UPAs, Hospital de Base e Hospital de Santa Maria, o instituto, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Ministério da Saúde (MS) fez a instalação de tendas para receber pacientes com sintomas respiratórios.

Além disso, faz parte do Projeto Lean nas Emergências, grupo criado para traçar ações estratégicas relativas à Covid-19 com orientação do Ministério da Saúde e Hospital Sírio-Libanês. Esse trabalho está sendo desenvolvido para aumentar a capacidade de resposta de atendimento à população com foco no novo coronavírus e aperfeiçoamento de processos de trabalho e fluxos, principalmente nas portas de entradas de urgência e emergência.

Ciência e pesquisa
A instituição também tem investido no campo do ensino e pesquisa. O número médio de publicações teve um aumento de 28%. Merece destaque a implantação do Programa de Iniciação Científica, que tem por objetivo despertar o desenvolvimento científico em estudantes de graduação e pós-graduação, contribuindo para a formação de profissionais de saúde para a sociedade.


Dia Nacional da Saúde
Foi escolhido em homenagem ao médico e cientista Oswaldo Cruz, por sua grande preocupação com a saúde pública, educação
sanitária e, principalmente, combate às doenças transmissíveis. Este ano, é o primeiro, desde a
criação da data, que o Brasil celebra o dia em meio à uma pandemia mundial.


* Com informações do Iges-DF