05/08/2020 às 18:26, atualizado em 06/08/2020 às 19:19

Programa GDF Presente chega a Sobradinho II

Polo Norte do programa vai atender a demandas com o apoio da administração e da comunidade; lixão irregular é desativado no P Sul

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Sai Planaltina, entra Sobradinho II: o Polo Norte do GDF Presente chegou nas ruas e estradas da região nesta quarta-feira (5) levando uma série de serviços demandados pela população, mostrando que as obras no GDF não param. Os trabalhos são realizados pelas equipes do programa em parceria com a Administração Regional.

Equipamentos de patrolamento do programa atuaram na rua 4, nivelando as vias sem pavimentação utilizando o patrol, máquina própria para este tipo de serviço. No local, a comunidade participa ativamente dos ajustes na estrada, dando sugestões e fornecendo materiais para a execução dos serviços.

A integração é elogiada pelo líder comunitário da rua 4 do Lago Oeste, Artur Barnabé. “Esse trabalho que está sendo feito é muito importante. A administração e os funcionários são sempre muito solícitos. A atenção que o GDF dedica a este tipo de trabalho é fundamental”, argumenta. O patrolamento vai atender a cerca de 480 moradores das 70 chácaras da região.

O administrador regional de Sobradinho II, Osmar da Silva Felicio, ressalta a importância da presença do GDF Presente na cidade: “Trazem um reforço para as nossas equipes maravilhoso. Sem eles, não conseguiríamos atender às demandas da comunidade. O feedback [retorno] que recebemos da população também é muito bom”.

Em outro ponto da região, o Polo Norte também executou o requadramento de buracos e fresagem de asfalto na quadra 6 do Vale das Acácias, preparando as ruas para a aplicação de massa asfáltica.

Mais um lixão irregular desativado

Nesta quarta-feira (5), o Polo Oeste do GDF Presente realizou um mutirão de limpeza em terreno na QNP 22, no P Sul, que estava sendo utilizado como um lixão irregular. Cerca de 57 toneladas de entulhos e inservíveis foram recolhidos do local. O serviço foi realizado em parceria com a Administração Regional de Ceilândia.

Francisca Damasceno, de 62 anos, mora perto do terreno e relata que há anos o local vivia sujo e sem nenhuma benfeitoria, mas que agora a realidade vai ser bem diferente. “Sempre pedíamos a limpeza dessa área. Hoje aconteceu esse mutirão para tirar toda essa sujeira daqui. Agora precisamos fazer nossa parte de fiscalizar os sujões e não deixar que o lixão volte”, destaca.

Além do recolhimento de entulhos, o GDF Presente também atuou na recuperação de estradas vicinais na área rural do P Sul e na via de acesso ao Condomínio Monte Verde e na revitalização de faixas de pedestre na QNP 22, também no P Sul.

Limpeza em espelhos d’água

Dando continuidade à demanda da última terça-feira (4), o Polo Central Adjacente I retornou aos espelhos d’água da Praça do Buriti para desobstruir e limpar as estruturas.

Trinta e dois mil litros de resíduos foram retirados com aparelhos de sucção e outros 100 mil litros de água foram utilizados em dispositivos de hidrojato para limpar o concreto. O serviço foi realizado pelo GDF Presente em parceria com as Diretorias de Urbanização e de Edificações da Novacap e da Caesb.

* Com informações da Administração Regional de Ceilândia