06/08/2020 às 17:51, atualizado em 06/08/2020 às 17:59

Faz bem fazer o bem

Sejus multiplica ações de responsabilidade social em campanha virtual

Por Agência Brasília * | Edição: Renata Lu

Sejus preparou ações de conscientização solidária nas redes sociais para celebrar o Dia Nacional do Voluntariado, em 28 de agosto | Fotos: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Semanalmente, os voluntários abraçam ações sociais e conquistam a sonhada experiência profissional. No DF, o time já soma 26.898 cadastrados no Portal do Voluntariado, programa da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Na prática, eles participam das mais de 547 atividades ligadas aos direitos humanos, cultura, assistência, esporte, educação, saúde entre outras, e serão multiplicadores da conscientização solidária, em campanha virtual da secretaria, neste Mês do Voluntariado.

“É um orgulho e uma satisfação saber desses dados. Nós, da Secretaria de Justiça, trabalhamos muito para prestar um serviço de qualidade e com eficiência para a população do DF, que considero muito solidária”, ressalta a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. De acordo com ela, o mês do voluntariado merece destaque. “Precisamos discutir a cultura da responsabilidade social”, afirma.

Anualmente, o Dia Nacional do Voluntariado é celebrado em 28 de agosto. E a Sejus preparou ações de conscientização solidária nas redes sociais, para discutir como governo, empresas e cidadãos podem contribuir de maneira efetiva na diminuição das desigualdades sociais e sobre os benefícios que o voluntariado proporciona aos jovens, como o acesso ao mercado de trabalho.

Dos 26.898 cadastros ativos no Portal do Voluntariado, cerca de 75% do público é composto por mulheres. Os dados também apontam que 16.376 representam os jovens de idade entre 16 e 29 anos. Desses, 70% são universitários, que encontram no serviço voluntário uma oportunidade de aperfeiçoar suas habilidades profissionais.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Vale lembrar que, em julho, a Sejus revelou que o Voluntariado em Ação já é responsável por estimular o desenvolvimento de habilidades profissionais dos jovens, o que abre portas para o mercado de trabalho. Para incentivar, o Portal disponibiliza cadastro tanto para novos voluntários quanto aos órgãos ou entidades interessadas em desenvolver projetos.

Certificação

Após a realização do trabalho, o Voluntariado em Ação realiza um feedback com seus participantes para retorno sobre o atendimento prestado, além de colocar a ferramenta à disposição caso a pessoa queira realizar um outro tipo de trabalho ou participar de outra ação. O voluntário também recebe uma certificação da Sejus como uma bonificação por sua participação.

Saiba mais

Ao se cadastrar na plataforma, o voluntário informa a sua disponibilidade de trabalho, os eixos de atuação e o público de interesse das ações que gostaria de participar.

Com essas informações, a Sejus traça um perfil do voluntário, cruzando as competências com as necessidades a serem atendidas por programas e campanhas do Voluntariado em Ação. Se houver compatibilidade, o voluntário recebe a oportunidade por e-mail.

Serviço

Para participar do Programa Voluntariado em Ação, basta acessar o portal e se cadastrar.

* Com informações da Secretaria de Justiça