06/08/2020 às 16:18

Paranoá e Riacho Fundo I criam Fórum Virtual da Coleta Seletiva

Iniciativa, desenvolvida pelo SLU, busca mobilizar a comunidade para a separação correta de resíduos

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Estimular a conscientização sobre a importância da coleta seletiva é o objetivo do fórum | Foto: Divulgação/Agência Brasília

Em parceria com a equipe de mobilização social do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), as administrações do Paranoá e do Riacho Fundo I criaram, nesta semana, o Fórum Virtual da Coleta Seletiva.

Os procedimentos foram definidos durante encontros com líderes comunitários, membros das cooperativas de catadores que atuam nas regiões (Recicla Mais Brasil, no Paranoá, e Coopere, no Riacho Fundo I), coordenadores das regionais de ensino e diretores de escolas, entre outros.

Mobilização

O fórum, que nasce no contexto de retomada da coleta seletiva, busca multiplicar conhecimentos sobre a separação correta dos resíduos e mobilizar a comunidade para a prática. “É uma ação importantíssima”, destaca o administrador do Paranoá, Sérgio Damaceno. “O Paranoá quer estar na frente com relação a coleta seletiva, e essa parceria é estratégica para isso”.

As ações incluem organização de cronograma de atividades de educação ambiental, mapeamento de pontos de coleta seletiva, criação de estratégias para incluir a coleta seletiva nos conteúdos escolares e verificação de locais para descarte de resíduos especiais, entre outros trabalhos.

“Estamos nos aproximando cada vez mais das lideranças de quadra para melhorarmos a conscientização sobre a coleta seletiva”, relata o diretor de articulação da Administração do Riacho Fundo I, Airton Costa. “Isso é fundamental. A comunidade está respondendo bem e apoiando a iniciativa.”

Ação abrangente

A diretora financeira da Cooperativa de Catadores Recicla Mais Brasil, Núbia Rodrigues, também ressalta a importância desse trabalho. “A partir do fórum, podemos ampliar a divulgação da retomada da coleta seletiva e ter acesso a lideranças comunitárias, órgãos e instituições do Paranoá”, explica. “Isso faz com que as informações sobre separação dos resíduos cheguem mais rápido à população. Todo o material que chega bem separado gera renda e sustento para os trabalhadores da nossa cooperativa”.

O projeto ganha adesão de outras unidades de administração regional do DF, algumas das quais já iniciaram o processo de discussão e planejamento sobre o tema. Em breve, Brazlândia, Itapoã, Lago Norte, Lago Sul, Riacho Fundo II, SIA, Samambaia, Santa Maria e São Sebastião terão seus fóruns virtuais de coleta seletiva.

* Com informações do SLU